Pesquisar este blog

terça-feira, 25 de março de 2014

Você tem viajado?

É, viajado por ai pelo Brasil?

Então, eu viajo, a serviço, bastante, e nesta semana quero compartilhar um sentimento que está transbordando em mim.

Em nosso país, neste momento, não temos qualquer condição de infraestrutura que nos permita viajar e usufruir das potencialidades nacionais com tranquilidade.

Sobre as estradas, nem vou consumir tempo, porque todos já conhecem em detalhes a situação delas em nosso país.

Agora o que talvez você não saiba é que os aeroportos estão entulhados de gente por todos os lados e ao mesmo tempo faltam aeronaves em todas as CIAs, faltam espaços internos, os banheiros são insuficientes e estão sujos, eles são muito ruins, faltam pistas para decolagem e aterrissagem e faltam gates de acesso. Nossos aeroportos são um caos total.

Mas, se você preferir viajar de ônibus sua situação não vai mudar muito, vai apenas piorar um pouco mais porque, nas rodoviárias, nem investimentos de conservação vem recebendo, elas estão completamente sucateadas e sem qualquer cuidado. Os ônibus em si, em relação à modernidade e cuidados, equiparam-se aos aviões, ou seja, preservam o mínimo da atualização e da manutenção.

Bem, então vamos de trem, mas cadê os trilhos ligando o Brasil? Como o país é desprovido de linha férrea, não houve, nem há trens para passageiros. Os que existem e fazem trajetos urbanos, são totalmente sucateados.

E nos resta ainda optar pelo transporte marítimo. Acontece que para um país com mais de 8.600 km de litoral, praticamente não temos portos com terminais de passageiros, aliás, sempre é bom lembrar que os terminais de carga já estão completamente esgotados. Na verdade nós não temos no país mais que cinco portos com terminais de passageiros minimamente apropriados ao tráfego marítimo, aliás, no Brasil, em Cidades como Florianópolis, é proibido construir piers.

Enfim, depois desse passeio pelas condições de viagem no Brasil, é melhor nem responderem ou se responderem aconselho que a resposta seja não, não tenho viajado, não pelo Brasil.

E você, o que pensa disso tudo?

2 comentários:

Rafael Matos disse...

E aí o brasileiro tem viajado mais e gastado mais no exterior. O governo reclama, a economia perde, mas... o que dizer se acaba sendo bem mais fácil e tranquilo para todos

Anônimo disse...

Hoje a infraestrutura no Brasil, é precária. Como exemplos podemos tirar o Mato grosso do
sul, que perde 1 bilhão, por ano com as estradas ruins afetando a economia da agricultura.
Alguns empreendimentos possíveis na área da agricultura seria melhorar as condições de transporte, e as vias, fazendo manutenções nas áreas afetadas.
Implantar em portos, utilizar técnicas de engenharia para construção e operação, e criar 2 terminais.


Matheus Heinzen Mendonça
Tec. Processos Gerenciais 5 sem.

Postar um comentário