Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de março de 2014

Empreendedorismo de verão

O ano de 2013 encerrei dialogando com a AJET-TB – Associação de Jovens Empreendedores de Tubarão –SC em seu Almoço de Ideias, um evento mensal, que proporciona a todos um bom intercâmbio de ideias e informações sobre oportunidades regionais para empreenderem. Na oportunidade, refletimos sobre os obstáculos, desafios e oportunidades que a infraestrutura macro regional em instalação na região sul de Santa Catarina impõe e oportuniza.

Nestas ocasiões, procuro chamar muita atenção à importância e relevância singular que a macro logística, em instalação nesta região, uma das únicas nesta dimensão em todo Brasil (Porto em Imbituba, Aeroporto em Jaguaruna, Ferrovia Tereza Cristina interligada à malha férrea nacional, e a Rodovia BR 101 duplicada em todo seu trecho sul) pode assumir como fator indutor à promoção nesta mesorregião, se plenamente integradas entre si e aos demais fatores de geração de desenvolvimento.

É importante iniciar a compreensão da relevância disso que afirmamos, relembrando um conceito básico de potencialização das estratégias de promoção ao desenvolvimento regional. Para que o desenvolvimento se dê de forma potencializada, é fundamental:

1 - Delimitar e identificar a região geográfica sobre a qual se deseja promover os fatores de desenvolvimento. Suas características geográficas, físico-ambientais, características do solo, intensidade dos ventos, variação climática. Elas dão a noção mais exata das possibilidades e compatibilidade com a coexistência de variáveis indutoras de promoção ao desenvolvimento.

2 – Os equipamentos naturais disponíveis, grutas, rios, lagos, mar, montanhas, presença de fontes de água mineral e termo mineral, existência de sambaquis, rota de migração, enfim, todos os equipamentos que naturalmente ficam disponíveis. Estas são variáveis postas e imutáveis, por isso, assumem relevância muito expressiva na composição da estratégia de desenvolvimento.

3 – A colonização e as pessoas sobre a região e relacionando-se aos equipamentos naturais disponíveis. As características de colonização definem o perfil de produção possível. Conhecer o perfil de colonização possibilita desenhar os atributos de competências e habilidades normais associados aos fatores de produção.

4 – A associação dos itens anteriores (delimitação da região geográfica, equipamentos naturais disponíveis, e traços e características de colonização), permitem definir com maior precisão e rigor, quais componentes tecnológicos e industriais podem ser desenvolvidos e instalados na região, potencializando a capacidade produtiva destes componentes. Daí a maximização de potencialização destes equipamentos e da força indutora de uma região com potencial de desenvolvimento.

Esta é a contextualização que colocamos em nossos diálogos e reflexões com os públicos por onde andamos despertando as oportunidades para indução à promoção e desenvolvimento regional.

No litoral sul catarinense, surgiu do encontro com os jovens empreendedores, a possibilidade real de diversos empreendimentos de verão, que são possíveis e estão por ser explorados. Fica aos presentes, o desafio de destacar estas possibilidades, e sobre elas, planos de negócios específicos podem ser desenvolvidos. Nas férias, pensei em alguns deles, e agora, compartilho aqui neste espaço com todos:

1. Maratona de verão, entre os balneários do Farol de Santa Marta e a Explanada – imaginem, que se realizada no primeiro domingo de janeiro, após o primeiro do ano, pode atrair uma parte significativa dos participantes da São Silvestre, pois iria constituir-se na primeira maratona de praia do Mundo.

2. Tour de jeepe e bug, entre as dunas de Campo Bom, Arroio Corrente, Camacho.

3. Tour de jeepe entre a lage da praia do Morro dos Conventos e os Cannions.

4. Week bike entre Garopaba e o Passo de Torres.

5. Roteiro gastronômico da garopa ao camarão pelas praias da região, incluindo os pratos típicos dos açorianos e os desenvolvidos pelos pescadores. Aliás, servidos preferencialmente nos barracos de pesca.

6. Exploração dos sambaquis em Camacho e Farol de Santa Marta.

7. Passeio e pesca de baleeiras.

Estas são ideais, algumas boas e inovadoras ideias. Mas e você, quais ideias teria para viabilizar novas oportunidades de empreender no verão, no sul de Santa Catarina?

31 comentários:

Unknown disse...

Após a leitura do texto criei as seguintes possibilidades de empreendimentos: 1- aulas de dança nas praias, fazendo um cronograma abrangendo todas as praias da região, podendo ser por exemplo aulas de zumba, que está super em alta no momento, além de ser divertida, visa a parte de manter o corpo e a saúde em dia. 2- Criação de oficinas de culinária, com pratos típicos da região e no final um concurso com os melhores pratos, tendo em premiação em dinheiro. 3- Barco de passeio, saindo do Porto em Imbituba, passando pelas praias da região, contando suas histórias, de uma maneira leve e de forma divertida, com muita música, recreação, personagens para entretenimento, e serviço de restaurante, com pratos típicos. A opção que analisei a viabilidade para implementação foi o tour de jeep e bug, entre das dunas do Campo Bom, Arroio Corrente e Camacho. É um projeto que já nasce com a cara do verão, afinal quem não fica com vontade de dar uma voltinha em um veículo desses nas praias? Portanto o projeto fica muito viável olhando por esse ponto. Público para o empreendimento não vai faltar, só acredito que o que vai fazer com que de certo, e o movimento esperado é o preço, pois os produtos e serviços oferecidos nesses lugares costumam ser bem salgados. Colocando o passeio a um preço razoável com certeza terá retorno do que foi investido. Por se tratar de veículo, são bens duráveis que poderão ser utilizados por muitos verões. Para esse projeto o empreendedor precisa ter um perfil aventureiro e que não tenha medo de arriscar, é preciso coragem para investir em uma região que não possui tanto apelo turístico, pensando no futuro e em explorar mais essas praias, que possuem tantas belezas naturais como as outras, É enxergar uma boa opção de negócio, onde ninguém pensou antes, para que assim a região cresce cada vez mais.

Alice Cardoso

André Carlos R. Andrade disse...

Analisando esse assunto de empreender no verão, pude identificar mais algumas ideias para complementar essa relação de empreendedorismo no verão. A primeira seria a instalação de shoppings de verão em todas as praias, que possibilitará com que os pequenos empreendedores locais mostrem seus produtos aos turistas, com variedade em diversos segmentos. A segunda ideia seria o passei de helicóptero pela costa de nossas praias, com valores relacionados a distancia que o cliente quer conhecer, ex: de Imbituba a laguna, preço X, de Imbituba ao farol, preço Y e assim por diante. E a terceira ideia seria o passeio do barco temático, saindo do centro histórico de laguna para as diversas prais da região, com paradas para almoço e também para conhecer pontos turisticos locais, como o Farol de Santa marta entre outros. A possibilidade de empreendedorismo que mais me chamou a atenção é a maratona de verão, já que estamos em uma geração que se preocupa cada vez mas com a saúde, procurando sempre realizar atividades físicas. Para o projeto se tornar realidade seria necessário o apoio das prefeituras das cidades envolvidas, com relação a infraestrutura, organizando as estradas e os desvios, colocando a disposição a policia, o corpo de bombeiros e as demais coisas necessárias para a realização do evento. Posteriormente seria também necessário buscar patrocínios junto as empresas da região para colaborar com as premiações e também com a infraestrutura do evento. Com certeza este evento iria fomentar a economia local atraindo os olhares do pais todo para nossas praias da região sul.

Nome: André Carlos Rosa de Andrade
Turma: Processos Gerenciais 5º Semestre

Luiz Felipe Cesca Leonardo disse...

Algumas possibilidades de empreendimento em nossa região são:
1- Passeio de Barco (Escuna) através das praias da região, com paradas nos locais mais bonitos como farol, etc. Nesse passeio poderia ser contado a história das regiões enfatizando sua cultura, meio-ambiente e “lendas” locais.
2 – Feira de produtos coloniais da região, já que a mesma possui essa forte cultura, principalmente no que tange à sua culinária e artesanato. Tal feira contaria com a participação de todos os municípios da região, cada qual destacando suas principais características. Nessa feira poderiam ser exibidos os movimentos culturais mais marcantes da região como boi-de-mamão, terno de reis etc.
3 – Trilha Ecológica, realizada entre as áreas onde a natureza permanece em evidência como morros e áreas de preservação ambiental, levando o turista a conhecer as belezas da região em sintonia e respeito com o meio-ambiente. Tudo isso com segurança e com uma estrutura que não prejudique o ambiente local.
A alternativa escolhida para análise da viabilidade é: Roteiro gastronômico da garopa ao camarão pelas praias da região. Essa é uma oportunidade de negócio a ser desenvolvida, que poderia dar certo, principalmente se existisse um apoio das prefeituras locais, em parceria com os moradores da região. Nessa parceria ambos sairiam beneficiados: a cidade com um incremento no turismo, e os moradores que teriam oportunidade de ter uma renda extra.
Todas as opções acima citadas, exigem que o empreendedor tenha uma visão de mercado, conhecimento profundo do potencial regional, e habilidade em desenvolver e gerir negócios.
Luiz Felipe C. Leonardo
Acadêmico de Administração – 7º Semestre.

Kéli Cristini Gomes disse...

1) A combinação Verão, férias e praia levam muitos atletas a praticar corrida e caminhada na areia. Esse exercício também requer cuidados especiais e empreender quiosques que vendem:
Água de coco: além de refrescante e facilmente encontrada em nossas praias, tanto em sua forma natural como industrializada;
Frutas ricas em água: podem ser ótimas aliadas da hidratação e ainda contribuem para uma alimentação mais equilibrada e rica em nutrientes;
Sucos de frutas ou polpas congeladas (sem açúcar): podem ser uma alternativa mais prática e rápida para a ingestão de frutas.
Águas aromatizadas: ótima dica para aqueles que rejeitam a água pura. Gotas de limão, folhas de hortelã e frutas picadas acrescentam sabor à água de maneira suave e refrescante, além de contribuir para o visual da bebida, que se torna ainda mais atraente.
Chás: quentes ou gelados é possível usar a criatividade e criar diferentes combinações com ervas e especiarias de sua preferência.

2) Hotéis, pousadas e quitinetes para veranistas, oferecendo alto padrão na culinária, onde as refeições valorizassem a gastronomia de nossa região.
Junto a administração, criar vales-postais, que dê apoio a passeios nas praias vizinhas, trilhas, passeio de barcos, jet ski, entre outros.


3) Mais do que sustentabilidade, a área de meio ambiente abre espaço para empresas dispostas a inovar com soluções que ajudem o planeta e sejam rentáveis. “As empresas produziam, geravam resíduos e não estavam nem ai. Agora, passaram a se preocupar mais e a ver que o resíduo pode ter um valor”

A possibilidade de empreendedorismo que mais me chamou a atenção é a maratona de verão, já que estamos em uma geração que se preocupa cada vez mais com a saúde, procurando sempre realizar atividades físicas. Além de benefícios cardiovasculares, uma hora de corrida intercalada com caminhada é capaz de queimar em média 500 kcal. Com a prática da atividade física, o organismo torna-se mais saudável, pois a gordura é substituída por músculo, massa magra. Depois de algumas semanas, o corpo já “afina” e fica mais torneado.
Colocar em prática essas ideias é sem dúvida, uma boa opção de empreendedorismo!

Kéli Cristini Gomes
Acadêmica de Processos Gerenciais - 5ª Semestre.

Anônimo disse...

Existem mais algumas possibilidades de se empreender no verão, pois é uma época de crescimento turístico e de ganho para o desenvolvimento da comunidade, apostar em atividades na área de lazer é um ponto importante:
1-Eventos com programações de shows nacionais e gastronomia, estruturas montadas a beira mar, servindo pratos e cardápios ligados a peixes e frutos do mar, contemplando os pescadores e atendendo a área de lazer nas praias da região.
2-Atividades com circuitos de corridas e passeios ciclísticos pelas praias da região do Sul de Santa Catarina, montando um roteiro diferente que abrange um determinado tempo para caminhada, corrida e bicicleta, assim realizando atividades físicas que é importante à saúde, e que no verão é deixada um pouco de lado.
3-Passeio com roteiro e guia turístico, de barco entre o Farol de Santa Marta e Laguna, contemplando suas belezas e sua historia. Também poderia ser realizadas atividades durante esse passeio com o intuito de entretenimento, como danças, mergulhos, e brincadeiras.

Das possibilidades de empreendimentos, a que tem maior viabilidade de implantação é a de roteiro gastronômico da garopa ao camarão pelas praias da região, pois a culinária sempre é muito bem valorizada pra quem vem de fora, e os turistas em geral costumam frequentar restaurantes e lugares com pratos típicos da região. Também é bem viabilizada pelo fato de desenvolver a cultura da pesca e os pescadores da comunidade.

As condições essenciais ao perfil do empreendedor é o planejamento, a visão de futuro, saber onde está aonde quer chegar e o que é preciso fazer. Também é muito importante ter iniciativa, buscando constantemente por oportunidades de negócios e ser um bom líder.

Nome: Laís Marcon de Pieri
Turma: Administração, 7 semestre.

Sônia Voss Laureth disse...

Novas oportunidades de empreender no verão, no sul de Santa Catarina existem várias, não só em SC mas também em outros locais. Como verão nos lembra praia, destaco aqui ideias relacionadas:
- Quiosques para venda de sorvetes com combinações variadas e personalisáveis.

- Aulas de surf e outros esportes aquáticos, tendo em vista que a demanda por este tipo de lazer vem crescendo, tanto pela saúde quanto pela diversão que estes proporcionam.

- "Creches" em frente a praia, para cuidar das crianças quando os pais querem curtir um momento na praia mas não tem com quem deixá-los.

Ao se destacar a mais viável entre as ideias acima citadas, destaco a opção dos sorvetes. Demandaria certo investimento com matéria prima, freezer, mão-de-obra, e caso você não possua um local próprio para a implantação, seria necessário alugar um espaço. O local a ser implantado o negócio deve ser um local com presença constante de turistas. Quiosques que vendem sorvete temos em qualquer local, mas e que tal um quiosque na praia que oferecesse diversos sabores e complementos, onde o cliente poderia montar sua própria combinação especial a um preço justo? Se for uma receita especial, caseira, com algum diferencial então...

As condições essenciais ao perfil deste empreendedor seriam iniciativa, planejamento e inovação, principalmente no tocante ao fator diversificação e diferenciação do produto oferecido.

Sônia Voss Laureth
Administração, 7º Semestre.

Marques disse...

Levando em consideração o município de Imbituba/SC, o qual sou natural e resido desde o meu nascimento. Vejo que é uma cidade que cada vez mais está sendo procurada por turistas de diversas regiões, mas não apresenta uma boa estrutura para o mesmo. Se eu fosse empreender neste ramo, acreditando que que qualquer um que empreenda também, deveria abrir uma empresa de turismo para manter-me durante os meses fora a temporada e na temporada desenvolveria serviços como:
1- Alugueis de cadeiras e guarda-sol.
2- Vendas de pacotes turísticos pelas nossas belas praias.
3- Aulas de stand up e kitesurf.
4- Alugueis de gazebo, para aqueles que gostam de passar o dia inteiro na praia.
5- Aluguel e aulas de Jet Ski.

Destaco que a mais viável dessas ideias seria a locação de cadeiras e guarda sol, por ser algo mais econômico ao investir e que possui um retorno mais rápido, tendo em vista que não há prestação deste serviços na maior parte de praias do município. Sendo o aluguel com total assistência no momento de montar os objetos. E conforme crescente a demanda de turistas ir aplicando as outras opções.
As condições essenciais ao perfil para este empreendedor seriam iniciativa e planejamento, para que o serviço tenha a qualidade como diferencial e possa cada vez mais crescer e inovar.

Amanda Flôr Marques
Administração, 7º Semestre
26 de Março de 2014 11:53

Unknown disse...

Após ler o artigo fiquei pensativa e me indagando sobre as tais possibilidades de empreendimentos de verão! Sendo que empreender é algo que precisamos superar muitos obstáculos e consequentemente viabilizar algumas situações necessárias, para que possamos de fato formar algumas estrategias para superar o desenvolvimento regional. Enfim, dentre todas as possibilidades citada eu ficaria com a de número 5 “ Roteiro gastronômico da garopa ao camarão pelas praias da região, incluindo os pratos típicos dos açorianos e os desenvolvidos pelos pescadores. Aliás, servidos preferencialmente nos barracos de pesca.” O que é oportuno, pois temos muitos turista na região, e consequentemente a procura por outras culturas gastronômica é muito procurada! E a partir disto pude formular meus próprios empreendimentos, sendo eles:
1- Aluguel de cadeiras de praia;
2- Bar com bebidas tropicais, tipicas de verão;
3- Passeio turístico aos redores, conhecendo algumas praias;
4- Maratonas de verão, jogos de verão.
Enfim, essas seriam algumas das possibilidades, no entanto um estudo de mercado precisa ser realizado para determinar se realmente seria oportuno, pois temos que lembrar que são “empreendimentos de verão”, podendo apenas dar certo só no verão, e ai sim teríamos que pensar em outras possibilidades para podermos dar continuidade nos empreendimentos!
Academica; Jenyffer Ghizzo Margotti
Curso: Tecnologia em Processos gerencias 5º sem

Mayara Thiesen disse...

O verão na minha opinião é um dos melhores momentos para alavancar ou dar início à um grande empreendimento. É época de férias, praia, festas e o clima é propício a maiores gastos.

Analisando esses critérios, podemos usar da imaginação e aproveitar nosso clima e condições geográficas maravilhosas para pôr em prática, nossos projetos.

Sendo assim foram raqueadas algumas sugestões:
1 - Seria trazer para as praias como Camacho, Jaguaruna, Farol e as outras que as rodeiam atrações turísticas que atraiam turistas tanto quanto atraem nas praias como Rosa, Ferrugem e afins, Podendo ser elas, shows com temáticas culinárias. Um lugar que possa envolver características da região e diversão.
2 - Seria a criação de eventos que incentivem a exploração da nossa costa, como mergulhos podendo ser exercido juntamente com os projetos já existente como exemplo o das baleias...
3 - Criar rotas turísticas e centro de apoios para que os turistas possam explorar pontos do nosso litoral que são muito pouco visitados,

Lembrando que para que boa parte dessas ações aconteçam, seria se suma importância que o governo auxiliasse de alguma forma para que esses empreendimentos e projetos fossem executados. Proporcionando talvez um incentivo financeiro, com taxa de juros acessíveis para que essas ideias possam ser colocadas em prática.

A alternativa escolhida para análise da viabilidade seria a Maratona, pois na era em que estamos está cada vez mais frequente a preocupação com a saúde e o corpo, e o verão nada mais é do que a estação mais propícia para isso. Podemos talvez anexar mais uma alternativa que seria o roteiro gastronômico, de uma forma diferente, talvez com ingredientes mais saudáveis, para que as pessoas que fossem participar da maratona pudessem ter a possibilidade de conhecer alimentos saudáveis, para manter sua dieta.

Para que esses projetos ocorram, é necessário que o empreendedor tenha capacitação, esteja sempre atualizado e que saiba aproveitar as oportunidades que lhe são oferecidas.

Arthur Brighente disse...

Uma área com grande potencial turístico, mas que até o momento não recebe projetos para o seu crescimento é o complexo lagunar da região de laguna, usando toda área como ponto de partida, poderíamos ter algumas idéias negócios que poderiam surgir ao redor dela.

1 - restaurantes no entorno da lagoa, aproveitando a culinária local, junto com os frutos do mar vindos da própria lagoa, e tendo como base de clientela os turistas que aproveitam as praias proximas

2 - Construção de um pier para aluguel, venda e manutenção de equipamentos náuticos não motorizados, área completamente esquecida mesmo com tudo ao seu favor

3 - balsa para atravessia de pessoas e carros ligando laguna e Imaruí, vendo a possibilidade para a implementação para atender o crescente número de visitantes de turistas religiosos para a área de santa Albertina

3 ideias usando como base todo o complexo lagunar e a capacidade de 3 tipos diferentes de turismo, religioso, esporte e gastronômico, mesmo assim tendo que ter um estudo antecipado para saber se seriam viáveis economicamente e fisicamente.

E por ser 3 projetos distintos, exigiria do empreendedor ainda mais de sua capacidade, fazendo-o estudar ainda mais no que pede cada um dos empreendimentos.

Sem contar que precisaria de um grande incentivo por parte dos governos municipais e estaduais, para que essas ideias tivessem chance de sair do papel

Unknown disse...

Ah o verão, época de férias, curtir com a família, aproveitar e desfrutar esse clima maravilhoso que temos aqui no sul.
E pra que melhor do que fazer as outras pessoas felizes, em uma época onde elas necessitam algo diferente, ideias diferentes, onde surgem novas possibilidades de empreendimentos, principalmente em nossas praias da região, pois a melhor combinação com o verão são as praias.
As ideias de empreendimento são:
1- Complexo de laser, oferecendo aulas de lambaeróbica, lual com shows, entre outros.
2- Sorveteria, pois é o que há de melhor para se refrescar no verão.
3- Aluguel de cadeira de praia e guarda-sol.
Dentre as ideias de empreendimento, considero a mais viável de implementar o aluguel de cadeira de praia e guarda-sol, pois o investimento não é muito alto. O local para vender teria que ser analisado sobre quais as praias mais populosas e a proporção de pessoas que já levam de casa. Como nossa região é muito turística acredito que seja um empreendimento que dê certo, pois é muito mais cômodo alugar. O investimento seria a compra do material e depois sempre mantê-los em ordem para que a qualidade não caia. O valor poderia ser bem acessível, já que o valor dos objetos a serem alugados não é muito alto.
Para que o empreendimento dê certo o perfil do empreendedor deve ser: Força de vontade, foco, determinação, visão, qualidade nos produtos, honestidade, sinceridade, carisma. Acima de tudo o empreendedor precisa sempre inovar, buscando estar por dentro do mercado atual.

Ângela Heidemann Feuser
7º semestre do curso de Administração

Kálita Pacheco disse...

Realmente é triste a nossa realidade, moramos num lugar tão belo, e com tão poucas alternativas diferenciados para aproveitarmos no verão. Para quem veraneia nas praias depois de alguns dias fica enjoativo. Dificilmente tem coisas para se fazer a noite.
Pensei em algumas idéias tais como:
- Seriam interessantes aulas de vôlei e de futebol diárias, e que a cada semana fosse promovido campeonatos. Assim chamaria o publico e possíveis novas inscrições. Esses campeonatos poderiam se estender até a noite, onde seria realizada a festa para os ganhadores do campeonato.
- Outro empreendimento que se encaixaria com as festas citadas acima, seria tendas especializadas em bebidas e em comidas (comidas leves e diferenciadas) para noite.
- E para o dia, nada melhor que aulas de ioga, pilates entre outras... O ar da maresia renova as energias e relaxa o corpo.
Realmente entre as idéias citadas no artigo, o que mais me chamou atenção são as maratonas. Quem nunca sentiu vontade de correr na praia? Ainda mais em grupo! Sem fala que ajuda muito para quem quer manter a forma!
Academica; Kálita Mazzuco Pacheco
Curso: Tecnologia em Processos gerencias 5º sem

Anônimo disse...

Empreender no verão somente não é uma tarefa fácil, exige dedicação e criatividade. Algo que pudesse ocupar o turista não apenas na beira da praia, mas também nos horários de sol forte onde não se aconselha se expor. Algumas sugestões que posso mencionar são:
1. Aulas de dança: temos a febre do momento que é a zumba, vindo a se realizar e ambiente coberto e arejado, de forma descontraída e saudável. Vindo a conciliar bem estar físico e mental;
2. Pensando ainda no período de sol forte, poderia ter uma clínica de massagens, seja esta estética ou relaxante. Afinal, depois da prática de exercícios ou até uma caminhada a beira mar nada melhor que aliviar as tensões;
3. Explorando a beira mar uma barraquinha de sucos naturais preparados na hora cairia muito bem, ainda pode agregar saladas de frutas e outros afins.
Minha escolha de atividade é o tour de jipe entre a laje da praia do Morro dos Conventos e os Cannions, a visão panorâmica que se tem ao chegar ao topo é inesquecível e convidativa e voltar mais vezes.
Acadêmica: Valdinéia Becker
Tecnólogo em Processos Gerenciais – 5º semestre

Ana Paula Soratto disse...

Nome: Ana Paula Soratto
Eu sugeriria:
• Um encontro de Jet Ski, entre amigos e simpatizantes passeando sobre os balneários e assim conhecendo mais sobre os mesmos;
• Promover um reencontro entre os descendentes de cada etnia, otimizando as mais comuns, bem como, Italiana e Alemã.
• Organizar uma passeata entre as praias, para conscientizar os moradores e visitantes quanto à limpeza das praias e outros fatores agravantes nessa época do ano.
Escolheria a primeira opção, implantando-a da seguinte forma:
Primeiramente teríamos que solicitar o acompanhamento da Marinha e sua liberação, priorizando a segurança e bem estar de todos, médicos e salva-vidas estariam presentes. Em outro momento faríamos a divulgação com horários e locais definidos, com intuito de organizar o evento. Seria necessário uma equipe de confiança para sanar as duvidas dos presentes e organizar o evento. Cada participante pagaria uma taxa de inscrição. Todos os Jet Skis terão que estar devidamente regularizados e seus motoristas com carteirinha de acordo com as normas da marinha.
O empreender precisa ser competente, solidário, organizado, ter espirito de equipe e principalmente muito apoio de todos os órgãos dos municípios englobados.

Unknown disse...

Sugestões:
1- Criar cursos de mergulho em alto mar, desfrutando de todo beleza enriquecida do sul do nosso estado.
2- Implantaria brinquedos, aproveitando lagoas e mar, como: banana boat, passeios de barcos ...
3- Criar plataformas para pescaria, fornecendo espaço apenas para associados.
E Viabilidade de possibilidades de empreendedorismo citados pelo professor, vou citar a :4. Week bike entre Garopaba e o Passo de Torres.
Seria um projeto arriscado, pois o percurso precisaria de adaptações, sendo um custo muito alto e de pouca viabilidade porque para modificar terrenos de território perto do mar precisaria de muitas licenças. E também por tratar de um esporte, seria preciso liberação do bombeiro e assistência médica, pelo risco e prevenções de uma passeata de Bicicleta

Nome: Hiago Alceu Cardoso

Anônimo disse...

Hoje o sul é um ponto turístico muito procurado pelos turistas.
Alguns empreendimentos podem ser implantados para melhor acomodar os turistas, e satisfazer os empreendedores.
Abertura de um quiosque em algum ponto da praia, sempre contendo: água, cerveja, água de coco, sucos, caipirinhas.
Uma ideia importante seria abrir algum ponto na praia para venda de roupas como saia,biquínis,saídas de praia, toalhas. Se for personalizadas melhor ainda, quem não gosta de algo exclusivo.
Um bom investimento também seria na parte de lazer, como pousadas com piscina.
Passeios turísticos, de barco, com festa nele.
Promover campeonatos de surf, esporte que hoje é muito significativo.
enfim as varias ideias que podem ser implantadas no verão, com um pouco de conhecimento,assumir os riscos, estudo, e tomar decisoes corretas o empreendedor pode gerar grandes receitas.


Matheus Heinzen Mendonça
Tec Processos Gerenciais 5 sem.

Élcio de Freitas disse...

Sugestões:
1- Alimentação: Montar um restaurante de culinária regional, cozinhar o que nossos avós cozinhavam, servir o camarão ou o peixe da forma como se fazia antes. Estruturar um empreendimento que chame a atenção e possa participar de um roteiro gastronômico;
2- Atividade: Aluguel de bicicletas no verão, muitos turistas gostam de andar de bicicleta e o próprio clima de verão propicia esta vontade, mas se ele não precisar se preocupar com o transporte da mesma ficará melhor;
3- Loja de bebidas: montar uma loja de bebidas prontas para o consumo, muitas somos surpreendidos por visitas e não temos onde comprar uma cerveja gelada ou mesmo um vinho. Um estabelecimento que oferecesse esta conveniência, acredito eu, seria muito lucrativo.

Gosto muito da ideia do roteiro gastronômico, pois basta pararmos para analisar as nossas reuniões em família ou grupo de amigos, normalmente é em torno de algum prato, mesa... logo se a região de veraneio oferecer tais diferenciais será uma forma de atrair o público.

E para que tal empreendimento saia do papel, deve-se ter um viabilizador que entenda de culinária local, associado a um excelente network junto à órgãos de turismo e ao povo da região, para que possamos interagir e ter sugestões de receitas diferentes à cada temporada.

Élcio de Freitas
Adm noturno

Anônimo disse...

Após leitura do artigo cito abaixo as seguintes possibilidades de empreendimentos:
1 – Instalações que proporcionassem lazer onde podemos chamar de uma espécie de Resort, com programação de atividades esportivas como, por exemplo, realizar uma caminhada pois além de ser saudável ao mesmo tempo ocorre a integração com as outras pessoas, realização de um Happy Hour para aquele momento de descontração com os amigos, a realização de um momento em família onde pudesse ter um dia especifico onde as atividades sejam especialmente programadas para a família e restaurantes com comidas típicas.
2- Aulas de Yoga, pois temos belas praias onde existem locais mais reservados e muitos tranquilos onde as aulas podem acontecer ao ar livre onde proporcionam o bem estar e o equilíbrio.
3- Venda de produtos naturais nas praias, lanches do tipo: Salada de Frutas, Sucos e Sanduiches. Acredito que a abertura de um Quisoque com esse segmento.
Das possibilidades de empreendimentos a cima, a que tem maior viabilidade de implantação onde eu a credito que daria certo, pois praia pede esses alimentos mais leves e muitos pais realização alimentação saudável para os seus filhos e esses produtos seria uma grande pedida.
Para o começo de tudo o empreendedor deve ter o planejamento do seu próprio negocio que requer inovação, capacitação para estar sempre atualizado e tendo o conhecimento para abraçar oportunidades.

Bianca R. Damian

Unknown disse...

Algumas sugestões:

1° Criar equipes para fazerem atividades aquáticas como aulas de surf, kitesurf, stand up entre outros. Pois
além de se refrescar, estará melhorando o seu corpo, deixando mais saudável .

2° Organizar passeios de helicóptero, para que todos conheçam as praias de forma ampla, onde possam
ver quais os lugares mais bonitos para se passar o dia.

3° atividades: como o rafting e o rapéu, que são esportes muito bons de se fazer.

4° Mergulho em alto mar, para que possam conhecer algumas belezas do sul.

Eu gostei do Tour de jeepe e bug, entre as dunas de Campo Bom, Arroio Corrente, Camacho. Pois
da pra conhecer algumas praias. Além de fazer novas amizades e desfrutar de todas as belezas que elas podem oferecer.

Carlos Alberto Callegari Junior.

Roberto Pontes disse...

Existem várias possibilidades dentro desse mundo chamado verão onde podem surgir vários empreendimentos.Vou citar alguns, que no meu ver, estariam sendo bastante viáveis.
1. Aluguel de Guarda-sol e cadeiras de praia- Uma utilidade para quem sai de casa para passear ou até mesmo para o turista que deseja nao se comprometer comprando definitivamente um destes citados.
2.Espaço da criança- Funcionaria como uma creche na praia, você pagaria por um serviço de segurança e comodidade para seu filho, incluindo o lazer do mesmo.
3-Locaçao de materiais esportivos - Estariam à disposiçao do público bolas de futebol, frescobol. entre outros...

Dentre os empreendimentos citados acima, acredito que o perfil seja praticamente o mesmo, seja um empreendedor acima de tudo confiante no que faz, ousado, atencioso e com bom envolvimento com o público. Acredito que aí se encontram idéias simples, porém lucrativas.

Roberto Pontes Jr. Processos Gerenciais 5º fase

Unknown disse...

Após a leitura do texto acima é possível pensar em varias maneiras de empreendedorismo, dentre elas são:
- Escola de desportos, onde poderá ainda iniciar um negócio que além de melhorar a saúde dos cidadãos, aumenta ainda o enorme prazer que a praia poderá trazer a todos. Assim, poderá iniciar um pequeno negócio de aulas de todo o tipo de desportos náuticos na própria praia. Imagine a quantidade de adolescentes que gostariam de aprender a fazer surf, ou vela ou outro tipo de desporto. Assim estará a dar-lhe essa oportunidade e ainda a fazer o seu próprio negócio.
-Alugueres, onde em paralelo com essas aulas de desportos náuticos pode ainda iniciar um pequeno negócio de aluguer de transportes típicos de verão. Por exemplo, bicicletas, motas de água, gaivotas, etc. Assim permitirá que as pessoas aliem o ar livre, com o passeio e a sua deslocação.
-Animação e diversão noturna, onde usualmente no verão existem inúmeros eventos ao ar livre que chamam imensa gente. São esses eventos que chamam as pessoas quer seja durante o dia ou durante a noite para que saiam um pouco da sua rotina diária e aliviem o seu cérebro do trabalho. Assim, esta é uma boa forma de fazer o seu negócio, com a organização de eventos que chamem a atenção de muita gente. Poderá fazer eventos mais culturais ou eventos um pouco mais radicais.

Tiago Costa Matos

Unknown disse...

A partir da leitura do texto acima, identifiquei as 3 seguintes possibilidades de empreendimentos:
- realização de um café colonial, com produtos naturais, frutas, sucos podendo as pessoas degustarem um pouco da nossa culinária. Inicialmente seria realizado através de patrocinadores aproveitando o evento para a divulgação dos mesmos.
- competições de voleibol, com inscrições na hora podendo participar pessoas a partir de 16 anos, incentivando o esporte na região, onde com todo certeza haveria mais qualidade de vida.
-uma trilha na praia de Gravata em Laguna possibilitando as pessoas, além de se exercitar, poder visualizar as mais belas paisagens da região, avistamento de baleias, arvorismo, e pratica de esportes náuticos.
Para realização desses empreendimentos o empreendedor deverá inicialmente contar com patrocínios dos responsáveis pelo turismo da região ou até de empresas com maior porte, realizar uma pesquisa de mercado e encontrar um melhor nicho para atuação, usar sua criatividade em favor das oportunidades, ter uma avaliação critica também é essencial, isso conseqüentemente irá contribuir para geração de empregos, novos seguimentos de mercado, aumentando circulação de bens e serviços para uma maior movimentação da economia no estado de Santa Catarina.
Andresa Dela Vedova Scremin (Tecnologa em Processos Gerenciais).

Janete Peron Tenfen Becker disse...

Após ler o texto, reflito que é de extrema importância incentivar as pessoas ao esporte, pois alem do mesmo trazer benefícios a saúde da população, trás também um grande avanço econômico para a cidade. Pensando assim, escolho a opção de número 1:

1. Maratona de verão, entre os balneários do Farol de Santa Marta e a Explanada – imaginem, que se realizada no primeiro domingo de janeiro, após o primeiro do ano, pode atrair uma parte significativa dos participantes da São Silvestre, pois iria constituir-se na primeira maratona de praia do Mundo.

Nosso litoral tem sim, condições para trazer esportes e maratonas para o sul. Seria grande orgulho para os frequentadores dessas praias, alem de ser um atrativo turístico onde o significativo número de novos turistas iria possibilitar vários outros novos empreendimentos.
Pensando nesses novos empreendimentos, sugiro outras opções, sendo elas:
1- Academia móvel com treinamento funcional na praia onde seriam feitas as inscrições diárias sem compromisso mensal.
2- Campeonatos de futebol e vôlei de praia, assim como também de surf.
3- Aulas de surf com treinamentos de profissionais do ramo.
4- Treilers ou até barracas móveis oferecendo espaço de descanso aos turistas com lanches rápidos típicos do local.
5- Equipe treinada para prestação de serviços diários domésticos, como por exemplo, instalações, encanamentos entre outras urgências.
O litoral sul precisa de novos empreendimentos de verão, basta criatividade e atenção as carências das praias.

Unknown disse...

Com a leitura do texto acima, verifica-se que o planejamento é fundamental ao Empreendedorismo e, que algumas ideias podem ser atrativas para o verão, bem como, para as demais estações do ano.
Desta forma, verifica-se que um bom empreendedor, potencializa suas ideias para após coloca-las em pratica.
Pensei em algumas ideias empreendedoras:

1. Possibilitar passeios aéreos no litoral Sul, seria um ótimo atrativo aos turistas;
2. Campeonatos de Kaid Surf na Praia do Rosa em Imbituba e Garopaba;
3. Aulas e cursos de mergulho na Praia da Ferrugem;
4. Criação de Kioskes na beira mar (em todo litoral sul) aumentando a economia local;
5. Academias e parques infantis em todo litoral a fim, com finalidades lucrativas, contudo, proporcionando lazer e atratividade turística.

Tentei expor ideias que ao meu ver, além de proporcionar aumento na economia local é atrativa, fazendo aumentar, a procura destas praias no veraneio.

Tiago Prudêncio

Unknown disse...

Com a leitura do texto acima, verifica-se que o planejamento é fundamental ao Empreendedorismo e, que algumas ideias podem ser atrativas para o verão, bem como, para as demais estações do ano.
Desta forma, verifica-se que um bom empreendedor, potencializa suas ideias para após coloca-las em pratica.
Pensei em algumas ideias empreendedoras:

1. Possibilitar passeios aéreos no litoral Sul, seria um ótimo atrativo aos turistas;
2. Campeonatos de Kaid Surf na Praia do Rosa em Imbituba e Garopaba;
3. Aulas e cursos de mergulho na Praia da Ferrugem;
4. Criação de Kioskes na beira mar (em todo litoral sul) aumentando a economia local;
5. Academias e parques infantis em todo litoral a fim, com finalidades lucrativas, contudo, proporcionando lazer e atratividade turística.

Tentei expor ideias que ao meu ver, além de proporcionar aumento na economia local é atrativa, fazendo aumentar, a procura destas praias no veraneio.

Tiago Prudêncio

Anônimo disse...

Após a leitura do Texto, podemos salientar que estes são itens que norteiam a cultura corporativa, e serviriam de base para as ações de Marketing na região, assim desenvolvidas na temporada de Verão. Partindo desta premissa, procurei criar empreendimentos simples, mas que o cliente sinta-se envolvido pelo desejo de ter e sentir algo relacionado ao luxo, e sem ter que pagar caro por isso, como em grandes cidades do Brasil.

1 - Franquia de Saladas é a tendência atual do Verão, a procura é grande, porém aqui não há, todas acompanhadas de Sucos especiais.

2 - Empresa localizada estrategicamente em praias, com foco em locação de bicicletas, muitas pessoas desejam passear durante o dia e a noite pela orla da praia e isso seria algo inovador.

3 - Empresa com profissionais capacitados para execução de atividades físicas específicas, para atendimento em praias, tudo isso sem cobrar muito, porém com a grande procura compensaria com o valor baixo a ser pago, divulgando assim para outras pessoas.

Aluna: Suellen Cancelier
Curso: Administração - Noturno - 7° Semestre

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Tendo em vista o desenvolvimento da região sul, através da construção da Ponte Anita Garibaldi, túnel do Morro do Formigão, duplicação da BR-101 Sul, somado ainda ao Aeroporto de Jaguaruna, dentre outras melhorias, surge a oportunidade da implantação de empreendimentos visando a geração de renda na região. Como ideias de empreendimentos trouxe as seguintes:
1) Construção de um Parque temático dividido internamente para atender a variadas idades, com jogos, shows, brinquedos radicais, passeios à cavalo.
2) Implantação de um Parque Aquático de grande porte.
3) Construção de um Zoológico, já que o mais próximo a Norte está em Pomerode ou no Parque Beto Carrero World e a Sul em Gramado.
4) Criação de um Park Hotel visando a exploração do turismo rural.

Dentre sugestões, a Maratona de verão entre os balneários do Farol de Santa Marta e a Explanada é uma das que mais chamam a atenção. Existe uma tendência mundial pelo cuidado com a saúde e com o corpo, muitas empresas incentivam e patrocinam seus funcionários, além do quê, existe o surgimento do atleta "não profissional", que realiza seus treinos particularmente e não busca como prioridade a colocação final, senão a satisfação de concluir determinada prova. A ideia traria grande público visitante e alavancaria o setor hoteleiro, gastronômico, dentre outros.

Quanto ao perfil do empreendedor, acredito que este deve além de possuir boas idéias, ter a capacidade de apresentá-las aos investidores e convencê-los de que realmente haverá um bom resultado. Ainda como atributo de um empreendedor, deve existir a coragem para seguir com sua ideia, já que muitas pessoas acabam sucumbindo por medo do fracasso.

Aluno: Adriano Ferreira
Curso: Administração - Noturno - 7° Semestre

Anônimo disse...

Verão é a estação mais atrativa para as atividades ao ar livre, as pessoas enfrentam congestionamentos gigantes nas rodovias, tudo isso para desfrutar das belezas de nosso litoral. Com toda essa vontade de aproveitar a estação é fundamental que haja formas de lazer variadas para os veranistas.
As oportunidades de empreender no verão catarinense são:
1- Restaurantes com gastronomia tipicas, como frutos do mar e sucos naturais. Estes empreendimentos movimentam também a vida noturna da região.
2- Aulas de natação, surf, stand up e kitesurf. Divertem muito e aproveitam um recurso natural, o mar!
3- Passeios turísticos mostrando os principais pontos da cidade e também as trilhas existentes.
4- Aluguel de materiais para a pratica de esportes.
Essas seriam algumas oportunidades, mas, cada local tem que ser pesquisado e analisado traçando o perfil do publico alvo, assim,teria uma real ideia do empreendimento exato para a região.

Aluna: Renata Longo Antunes
Curso: TPG - 5° Semestre.

Unknown disse...

Após ler o texto, procurei criar possibilidades de empreendimentos que são interessantes para a nossa região, além de não serem com custos muitos elevados, e que seriam uma grande opção para desfrutar a praia aqui da região, que além de beleza poderiam ter outras opções de esporte. Que são:
1- Aulas de Zumba na beira da praia;
2- Passeios de utraleve ;
3- Aluguel de caiaque e Stand Up Paddle.

Dentre as idéias de empreendimentos acima, acredito que a mais viável seria realizar aulas de zumba na beira da praia, onde atualmente esta sendo muito procurado pelas pessoas de diversas faixas etárias e o profissional não precisa de muito capital para começar o empreendimento, que seria apenas um espaço grande e um bom aparelho de som.
Para que o empreendimento dê certo o perfil do empreendedor é ter: carisma, conhecimento em dança, facilidade em falar em público, força de vontade e determinação.

Aluna: Mariele Anacleto Luiz
Curso: Administração - Noturno - 7° Semestre

Postar um comentário