Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

TechDay: discutindo, hoje, tecnologias para o futuro

Na abertura do 1o TechDay[1] promovido pela comunidade acadêmica do Curso de Ciências da Computação e Sistemas de Informações da Unisul, pode-se perceber a razão do estímulo, do ânimo e do sucesso proporcionado por esse evento.

Ao longo de um dia inteiro dedicado à inovação e à ciência tecnológica, essenciais ao mundo contemporâneo, em que o conhecimento em rede caracteriza-se pelo fator crítico rumo ao futuro, a diversidade plural e múltipla das apresentações ocorridas no TechDay permitiu acesso aos conteúdos tecnológicos disponíveis, desenvolvidos a partir da utilização de tecnologias e de metodologias diversas, despertando, naturalmente,  novas possibilidades e necessidades tecnológicas.

Considero uma boa estratégia colocar a comunidade de tecnologia da região na Universidade em intenso movimento, de maneira focada, integrada e colaborativa, em torno do tema inovação, pois fortalece a premissa de direcionamento de energias e de recursos que animam o desenvolvimento de novos conhecimentos científicos, condicionantes à inovação. Surge também  como condicionante indispensável a união de esforços conjugados entre a universidade, a empresa, e o governo, formando a tríplice hélice[2] que movimenta o motor das novas ideias e iniciativas.

 Entretanto, apenas dois desses atores fazem-se presentes aqui, neste TechDaY. Falta um deles para fazer a roda girar em plenitude: o governo. Fica, então, o desafio de atrair o governo, formando-se, assim, a tríplice hélice do desenvolvimento da ciência e da tecnologia que, em grande dimensão, assegura soberania à nação. Estamos também, durante o dia de hoje, falando sobre as bases para um país, para uma nação forte e soberana. 

Por outro lado, destaco a significativa colaboração da IBM[3], nossa fornecedora tecnológica, e, simultaneamente, uma das mais relevantes e estratégicas parceiras acadêmicas desta e de todas universidades, centros de pesquisa tecnológicos e do próprio pesquisador. A IBM é uma empresa que se renova a cada dia.


Como acadêmico, pesquisador de desenvolvimento regional, que tem na inovação uma das dimensões mais relevantes da promoção regional, e também como executivo universitário, sinto-me credenciado a afirmar que do ponto de vista dos avanços, além dos estruturais, há que se discutir sobre a origem das boas ideias, que possibilitam momentos como este. Daí a pergunta: De onde veem as boas ideias que permitem a inovação nas organizações?





[1] TechDay consiste em um evento científico de autoria dos acadêmicos do curso de Ciências da Computação e Sistemas de Informações. Informações completas e detalhadas estão disponíveis em http://unisultechday.wordpress.com/
[2] Conceito desenvolvido e expressão cunhada  por Jorge Luis Nicolas Audy, em Inovação e empreendedorismo na universidade, Porto Alegre, 2006.

[3] IBM World Trade Corporation - - Indústria, Máquinas e Serviços Ltda, criada em 1917, constitui-se em das maiores empresas de soluções para tecnologias da informação do mundo. Presente em mais de 170 países, onde emprega cerca de 400 mil pessoas e fatura US$ 99,9 bilhões, com sua operação no modelo de empresa globalmente integrada. Líder em soluções completas de TI, que envolvem serviços, consultoria, hardware, software e financiamento. Vem ao longo de sua história, orientado às mudanças e avanços da indústria e de governos de todos os portes e perfis. Informações completas podem ser acessada em: http://www.ibm.com/br/ibm/history/ibm_brasil.phtml


Um comentário:

Rafael Meyer disse...

Neste ano, vamos buscar realizar a tríplice hélice no 2º TechDay!

Postar um comentário