Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

O futuro dos que farão o futuro

Na última semana, representei o magnífico reitor da Unisul, professor Ailton Nazareno Soares, na Sessão Solene de Entrega de Certificado aos alunos concluintes do ensino médio do Colégio Dehon. Levando em conta que esses alunos estão se preparando para disputar as concorridas vagas para ingresso nas universidades do Brasil, considerei adequado o discurso, que passo agora a compartilhar com vocês, para nossa reflexão.

Comecei por pedir-lhes que se manifestassem aqueles que conhecem e usam um kichute, um conga, que consomem o fortificante Emulsão Scott, que jogam Tele Jogo ou brincam de carretilha, que utilizam o Molho Farrapo em coxinha de galinha, ou ainda, quem consultou na versão vermelha da Barsa seu último trabalho escolar, para concluir o ensino médio?

Expliquei aos que me acompanhavam, que tudo isso, que hoje soa estranho, há menos de 15 anos caracterizava-se por hábitos de consumo e produtos muito comuns entre todas as classes sociais.

Mostrei-lhes que seus pais, irmãos, tios e primos, com um pouco menos do dobro da idade deles, não só ouviu falar, como conheceu todos esses produtos e os utilizou, por muitas vezes. Isso comprova que, em menos de 15 anos, quase ¼ da vida média do ser humano, mudam por completo as práticas e os hábitos da cultura de consumo, mudando definitivamente as características e o perfil das gerações, o que põe a humanidade em movimento permanente.

Continuei a reflexão, afirmando algumas premissas:

Alteram-se, por esse fenômeno, culturas, práticas, valores, enfim, ações e comportamentos. Então vocês que, a partir de agora, credenciam-se a entrar nas universidades brasileiras, e, ao mesmo tempo, no mercado de trabalho, são socialmente classificados como geração Y.

Pela primeira vez na história da humanidade, uma geração com as características que vocês detêm, ingressa provocando uma mutação tão profunda nos meios e nas formas de relacionamento social.

Vocês trazem consigo traços marcantes de personalidade e comportamento que merecem atenção, pois neles vocês podem encontrar o principal diferencial de sucesso para projetar-se na vida pessoal e profissional se souberem colocar essas características a serviço da sociedade e de vocês mesmos.

Vocês se caracterizam por ser a primeira geração global de nossa história. Pertencem ao mundo de compartilhamento de informação sem fronteiras, o que altera substancialmente os conceitos de privacidade e individualidade. Estão atentos a novas tecnologias e são capazes utilizar múltiplas tecnologias simultaneamente. Conversam e negociam interesses com os pais de um jeito que nenhuma outra geração conseguiu. Unem, com facilidade, e, comumente lazer, responsabilidade e trabalho. Não se submetem a realizar qualquer atividade que não faça sentido à sua existência, tampouco fazem coisas por fazer. Não têm medo de arriscar, e, por isso, inovam e procuram sempre novos caminhos. São mais liberais em termos de cultura e de acessibilidade, aceitando naturalmente diferenças e opções pessoais. Privilegiam o trabalho em equipe e para a equipe. Querem ganhar a vida fazendo o que gostam, valorizando a honestidade, criatividade, família e sucesso.

Estes são os nossos formados da noite de hoje. Eles serão os futuros líderes e profissionais que o sul de Santa Catarina, o Estado de Santa Catarina, o Brasil e o Mundo terão para liderar nossos destinos.

Alegremo-nos! Estes são seus filhos, afilhados, netos que hoje se formam no ensino médio, e estão por promover uma revolução, pelo bem da humanidade, como jamais promovida por qualquer geração humana na terra. Isso muda, aliás, já está mudando, absolutamente tudo. Nós, das gerações anteriores, temos que nos preparar para isso. Mas, vocês, jovens da geração Y, irão liderar o futuro e governar os destinos deste planeta com a convicção e a paixão de deixá-lo melhor e mais amigável do que vocês estão recebendo-o.

Pela perspectiva de futuro brilhante que vocês têm pela frente, pelo papel que terão para desempenhar com um novo perfil social, assumam com coragem os desígnios do desbravamento que lhes compete na história. Obtenham sucesso e sejam felizes. Nossas palmas por mais esta conquista. 

E você, que agora nos lê, qual sua opinião sobre esses pontos de vista que nos projetam ao futuro? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário