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segunda-feira, 4 de julho de 2011

Ótima notícia: até 2020 vamos consumir mais


De acordo com estudos liderados pelo Instituto kantarWorldpanel, nós, brasileiros, até 2020, estaremos consumindo R$ 5 trilhões. Esse incremento significativo do consumo deve-se especialmente a inclusão das classes econômicas mais baixas no mercado consumidor, fruto da política inclusiva que vem sendo desenvolvida pelo Governo Federal desde a última década e que deve manter-se pelos próximos anos.

Confirmar essas previsões, significa ter atingido, nesse período, o quinto maior PIB do mundo – Produto Interno Bruto. Em 2020, também de acordo com o estudo supracitado, 70% da população brasileira será adulta, e, isso é que nos levará a esses índices de consumo tão expressivos.

A origem mais significativa desse fenômeno é a ascensão dos quase 25 milhões de brasileiros que deixaram a linha da pobreza nos últimos anos, mas principalmente a inclusão de quase 4 milhões destes nos níveis da classe média, incluindo-se, portanto, como consumidores da economia formal. Esses consumidores buscam mais e novos produtos e serviços, porém, que apresentem diferenciais significativos em relação aos produtos e serviços tradicionais. Precisam agregar qualidade, funcionalidade, bons preços e condições de pagamento adequadas à renda média da nova classe C.

Para a coordenadora do estudo: “O que observamos é que no primeiro trimestre de 2011 novas categorias de produtos estão entrando na lista de compras da classe C como salgados, shampoos e iogurtes, enquanto que na classe A/B somente molhos entraram na lista de compras. Esses consumidores querem inovar, experimentar”.

Os canais de compras seguem a mesma tendência, pois este era um público que antes, com dificuldade de crédito, comprava apenas em pequenos estabelecimentos, hoje, compra nas grandes redes, mas, para isso, precisamos compreendê-lo e ajustar linhas de crédito específicas e acessíveis a essa nova categoria de consumo. Afinal, estamos falando de consumidores com perfil de renda de R$ 2.131,00 a R$ 1.571,00.

Isso significa que quem deseja trabalhar com a classe C precisa estar atento a essa demanda e suas características. Precisa trabalhar com produtos com custo menor e mais promoções, como alternativas, o que representa uma oportunidade, que atenta, pode significar novos incrementos de negócios e renda para empreendedores e aos futuros trabalhadores. Além disso, permite enfrentar a concorrência e o Mercado

E aí, vamos enfrentar estes novos desafios e vencer também neste novo cenário de mercado a ser desbravado por nossas empresas?

2 comentários:

Rafael Matos disse...

Lendo hoje também o ex-ministro do STF Brossard em Zero Hora e o jornalista Clóvis Rossi, na Folha.com dá para concluir que consumir não é o problema. O problema é o financiamento e o endividamento. Os exemplos estão por aí e podeos também aprender com eles para não virarmos a próxima Grécia!

Fabricio da Silva Attanásio disse...

Com certeza, ótimas oportunidades. O Rafael tem razão em seu comentário. Porém, além da questão do endividamento, o que mais me preocupa é o crescimento sem desenvolvimento. Outro dia o Senador Cristovão Buarque deu um exemplo muito interessante, disse: quando os carros estão parados em algum congestionamento, o PIB cresce, mas não há desenvolvimento. Falando em carro, como estarão nossas rodovias em 2020? E nossa riqueza ambiental? E nossa qualidade de vida? Com certeza, são assuntos para muitas reflexões, debates...enfim, de definição de políticas públicas que promovam o crescimento mas com desenvolvimento.

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