Pesquisar este blog

segunda-feira, 13 de junho de 2011

A Unisul traz a Tubarão o futuro contemporâneo

Esta semana, além da comunidade universitária tubaronense, toda a região vive um momento de encontro com o futuro. Refiro-me a inauguração do Centro de Convivência, parte do Plano Diretor Físico do Campus Universitário de Tubarão, entregue em 2008 à Unisul. O Plano constitui-se em um norteador político para as obras físicas, filosóficas e ideologicamente articuladas.

A proposta é de um Campus contemporâneo, sustentável, voltado para as pessoas e harmônico com o meio em que está inserido. Assim, o Campus, tornar-se-á um espaço aberto, sem muros, barreiras físicas, conceituais ou preconceituais, permitindo, em seus espaços físico ou virtual, a conexão, integrando-se em plenitude ao seu entorno e a uma concepção de mundo.

O Centro de Convivência, agora inaugurado, juntamente com as quadras cobertas, o palco de eventos ao ar livre e as obras iniciais de reparo no prédio sede são as primeiras das diversas obras conceitual e estruturalmente previstas no Plano Diretor Físico do Campus Universitário de Tubarão que irão posicioná-lo como um Campus Parque. Este será implementado, ao longo dos próximos vinte anos, de acordo com um cronograma específico de obras consecutivas.

Localizado estrategicamente no centro físico do Campus Universitário de Tubarão, este Centro de Convivência, foi concebido e está organizado, no contexto geral do Campus Parque, a partir das concepções e princípios de bem-estar, humanização e melhoria da vida acadêmica, e,estruturado e integrado para atender também a comunidade do entorno da Universidade.

Preservando  amplos espaços livres, será privilegiada a permeabilidade do solo, o que permitirá a viabilização de um jardim botânico, onde se disponibilizará exemplares de espécies nativas da flora e da fauna catarinense. Além disso, o tratamento e destinação de resíduos,  a promoção plena à acessibilidade, juntamente com o restauro estrutural do prédio principal resultarão em compromissos com o resgate histórico da Universidade nesta região do estado, caracterizando um espaço de respeito à vida e à preservação ambiental.
O Campus da Unisul de Tubarão será um centro de conhecimento, cultura, artes e esportes. Sem dúvida, se constituirá no mais belo e harmônico campus universitário do Estado, figurando entre os mais bem elaborados e planejados do País, o que o tornará um orgulho para nossa geração.
E você estudante, professor, funcionário da Unisul pertencentes ao Campus de Tubarão, conhece e acompanha a implementação deste Plano Diretor Físico do Campus Universitário de Tubarão?
 Tubaronense, como você se vê diante desta possibilidade de um novo e agradável espaço físico a sua disposição?
Como você se vê ocupando e aproveitando todo este potencial com a natureza a sua disposição?

4 comentários:

Rafael Matos disse...

saiba mais sobre o Centro de Convivência Unisul em http://centrodeconvivencia-unisul.blogspot.com

Alessandro Neves disse...

A inauguração do Centro de Convivência certamente materializa um antigo objetivo da Unisul, e a divide em duas eras. Aproximar-se da comunidade, transformar suas possibilidades em opções para os que residem ao redor do campus físico.

Tínhamos uma Unisul fechada, mais restrita aos acadêmicos que por ela circulavam com um único objetivo: aprender a teoria que suas cadeiras e a sala de aula lhe proporcionavam. Hoje, a universidade está de portas (ou portões, teoricamente falando) abertas, para que hoje, acadêmicos e comunidade, usufruam de um leque de possibilidades de aprendizagem. Na teoria, na prática, no esporte, no convívio com outras pessoas, na possibilidade de se construir novos relacionamentos, amizades, amores...

Modernizar a universidade não e apenas investir em novas tecnologias, reformar laboratórios, pintar paredes. Modernizar a universidade é construir conceitos, modificar práticas e aprimorar culturas. E o Centro de Convivência, como estrutura física, marca esta modernização.

clovis william dos santos - mukirana disse...

A inauguração do Centro de Convivência da Unisul em Tubarão representa mais um passo largo que a unisul dá em direção a democratização do ensino, cultura e esporte.

A Unisul que hoje é a maior Universidade de Santa Catarina, vem históricamente construindo um novo modo de se integrar a comunidade expandindo o meio acadêmico ao convivio com o mundo real.

Num contexto onde a sociedade se virtualizou de modo acelerado desde a craiação da internet a Unisul busca o contato fisico maior provando sua excelência em ensino. E preocupação maior em prover acessibilidade a comunidade a seu redor.

Diego disse...

A preocupação com a sustentabilidade é tanta que não lembraram de posicionar um bicicletário mais próximo do shopping 'acadêmico'.

Postar um comentário