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segunda-feira, 6 de junho de 2011

Geração pós Y - os jovens de hoje - como pensam e como agem

Dia desses, a revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios trouxe uma matéria bastante interessante acerca das características que marcam a geração pós-Y, agrupamento social que se forma pelas pessoas jovens, hoje, na faixa dos 20 anos, portanto, a força de trabalho do futuro desta nação. Daí, a importância ímpar de conhecê-las, em detalhes, e descobrir se estamos, e, em que nível, conectados com essa massa de brasileiros que comandarão o futuro do país.

Para Laura Kroeff, da Agência box 1824 e Renato Meirelles, da Data Popular, o grande diferencial da geração Y está no acesso ao conhecimento, através do estudo. Aqueles que a integram, mesmo os que pertencem à classe C, estudam mais do que seus pais estudaram, o que lhes proporciona uma melhor dinâmica de acesso à informação e ao conhecimento, tornando-os mais críticos e capazes de posições mais consistentes. 

O que interessa a você, que me segue neste blog e pertence a essa faixa etária, é saber identificar se já adquiriu essas habilidades e competências. São elas que lhe agregarão o diferencial necessário para tornar-se competitivo no mundo contemporâneo.

Mais do que conhecer essas tendências, você, jovem, precisa saber como adaptá-las e como utilizá-las em sua rotina de vida. Por isso, nesta semana, trago para reflexão, seis pontos especialmente listados. Eles permitem entender e falar a língua da sua geração.
Donos do próprio nariz
O empreendedorismo está na veia. Criativos, serão experts em identificar novas oportunidades, carreiras e nichos de negócios inéditos.

Imediatistas e focados
A palavra de ordem é meta – atingida cedo com a ajuda do acesso fácil ao crédito.

Tudo ao mesmo tempo - agora
O atual conceito de realização pessoal, focado na profissão, será coisa do passado. São  sujeitos que dominam sua vida e seu tempo. Trabalham no que gostam, mas não abrem mão de gerar renda com seu hobby. “Será a era dos médicos/DJs ou dos advogados/cervejeiros.”

Mais que globalizados
Constrói relações pautadas na ausência de fronteiras. Viajam para se qualificar, ampliar conhecimentos e “trocar valores”.

Exigentes na hora de comprar
São consumistas. Porém, a forma como as marcas lidam com justiça social e respeito ao ambiente pesarão na decisão de compra.

Eu sou o que eu visto:
No quesito moda, haverá uma incansável busca por diferenciação, mas também por inclusão social, dependendo do nível social.

Agora que já dei as dicas aos meus seguidores jovens que se incluem na geração Y, quero também chamar atenção dos que me seguem, mas pertencem a gerações anteriores: X, Z, ou outras “tribos”, para que essas questões fundamentais permitam a todos um posicionamento pessoal adequado à contemporaneidade.

Percebam que estamos falando de características de grupos de consumidores em potencial. Então, surge a pergunta: O que estamos fazendo para interagir e conquistar a decisão de consumo dessa geração?

Qual grau de compreensão e tradução do perfil decisor em prol de adequação dos portfólios e dos serviços de atendimento nas organizações que se propõem a se perpetuar?

Gostaria de conhecer, esta semana, a opinião e os comentários de cada um dos que me dão o prazer da visita, para enriquecermos este debate.

Posso contar com cada um de vocês?

Um comentário:

Sabrina de Farias Faraco Turazzi disse...

Olá professor, muito interessante esse seu post. A sua segunda pergunta me fez pensar principalmente aos serviços de atendimento. Como prestar um bom atendimento aos nossos "clientes" se não conhecemos seus anseios, suas necessidades? Como atender bem nossos clientes (sejam eles da geração x, y ou z) se não estamos focados neles? Penso que hoje, mais do que nunca, o atendimento ao cliente deva ser real time, on-line, 24 horas... e a resposta deva vir certa de todas as áreas, não somente do SAC. Participamos de um evento de Social Media em SP semana passada que tocou bastante nessa questão do atendimento nas midias sociais - onde os papéis estão se confundindo com o papel do SAC. A nossa conclusão: o atendimento precisa existir, independente de onde venha, cabe a empresa essa organização, e não ao cliente saber procurar!! Fica a dica a todos! Abração e parabéns pelo seu blog.

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