Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Da teoria pedagógica à pratica na sala de aula

O acesso à informação está praticamente universalizado. Na sociedade do conhecimento, já é evidente que a aprendizagem superou o ensino. Retransmitir informações não é mais papel do professor, uma vez que nem ele nem a instituição de ensino são mais detentores exclusivos do conhecimento. Aliás, algumas outras fontes já o disponibilizam de forma bem mais eficaz.

O que fica evidente é que se a instituição de ensino ainda não privilegiou a aprendizagem, terá de adotar providências nesse sentido, o mais breve possível. Afinal, o tempo não espera, e, muito menos perdoa o vacilo.

Recentemente, postamos o artigo “Uma alternativa de caminhada pedagógica para a educação brasileira”. Nele, procura-se demonstrar a movimentação acadêmica e pedagógica que vem sendo preconizada na Unisul, como uma referência ilustrativa desse movimento.

Mas, o fato é que ainda é comum ouvir afirmações de professores, como esta: "Eu ensinei, não tenho culpa que ninguém aprendeu". Esse mesmo professor, após essa afirmação, em entrevista com o eminente consultor educacional - Ryon Braga, presidente da Hoper Educação, vangloriou-se de ter reprovado em sua disciplina, 65% de seus alunos.

O episódio acima demonstra que estamos frente ao contraditório entre as tendências mundiais de evolução social, das teorias pedagógicas e as práticas ainda vivenciadas nas salas de aulas. Por certo, esse professor ainda não compreende o novo momento que vivemos na educação no Brasil e no mundo.

Resta definir, de fato, qual o papel da educação e do educador na sociedade contemporânea.

O que interessa efetivamente é o quanto o aluno realmente aprende. A responsabilidade do professor não pode ser com o ensino, sim, com a aprendizagem.

Para isso, o professor precisa compreender que a aprendizagem é um processo. Nele, o circunstancial é o conteúdo adequado aos diferentes estilos cognitivos e à contextualização, o círculo de vida do aluno.

Reside aí, o fator crítico de sucesso de propostas pedagógicas como as em desenvolvimento na Unisul.

Há características marcantes entre a sociedade do conhecimento e a sociedade da informação. Cabe ao educador, nesse novo contexto, aprofundar a compreensão da informação e, juntamente com seus alunos, transformá-la em conhecimento aplicado à solução de problemas distintos. Interessa desenvolver, ou proporcionar a capacidade de aprender rapidamente como se resolve uma situação-problema, pois como as condicionantes na origem se alteram rapidamente, amanhã, a questão já será outra, e  portanto, as soluções terão que ser distintas. Não há como solucionar problemas novos, provocados por causas novas, com métodos antigos.

De acordo com Rayon,  surgem, então, elementos essenciais a esta nova fase processual da educação:
·        
Mudança do foco no ensino para o foco na aprendizagem.

Aprendizagem centrada no estudante, apoiada na tecnologia da informação.

Sistema de acompanhamento e orientação constante, com métodos avaliativos processuais.
·        
Professor com atributos de orientador das atividades opcionais e obrigatórias selecionadas para o itinerário pretendido pelo aluno.

Estrutura docente com mais tempo de dedicação ao aprendizado.

Professor posicionado como gestor do processo de aprendizagem do estudante.

·         Portabilidade - aluno gestor do seu conjunto de competências adquiridas.


Como você se vê frente a essas tendências pedagógicas? Você se sente preparado para ensinar e para aprender, neste novo contexto? 

Um comentário:

Edna Palombo disse...

Olá prof. e vizinho! folgo em saber que você atua em áreas parecidas as minhas. Estou (20 anos) graduada em Pedagogia pela UNISUL e pós graduada em Psicopedagia pela UCS/RS (02 anos). Venho há 10 anos promovendo a "Personalidade Psicoeducada" esta que me parece estar afinada com a matéria acima citada. Tem sido um trabalho riquíssimo que promove a INFORMAÇÃO coadjuvada ao CONHECIMENTO e por sua vez a SABEDORIA. Atuo em clinica, in company, família, Home Care, etc. Terei agora muito mais material rico para compartilhar com meus clientes. Acesso pela primeira vez o seu blog e agora me valerei dele para enriquecer meus servicos. Grata. Parabéns!!!

Postar um comentário