Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Uma alternativa de caminhada pedagógica para a educação brasileira


A comunidade universitária regional, em especial a da Unisul, vive, em termos acadêmicos, um momento feliz.

Trata-se da conclusão, esta semana, de mais uma etapa do processo de construção do novo modelo acadêmico para a Universidade, pautado nas premissas conceituais de educação permanente, por toda a vida.

O Projeto Acadêmico de UnA e as Diretrizes Acadêmicas para Graduação constituem-se em dois importantes documentos estruturantes e norteadores para a implementação do modelo acadêmico que se pretende para a Unisul.

Ambos os documentos sintetizam o esforço empreendido por docentes e pesquisadores da área acadêmica, agrupados nas quatro áreas de conhecimento instituídos na Unisul e expressam os pensamentos que lançam luz sobre a política educacional em que a Unisul acredita para a qualificação da formação científica, acadêmica e cidadã de seus alunos, durante toda a vida deles.

Dentre algumas ideias-chave utilizadas nesses documentos e exposições sobre eles, dando a exata dimensão da construção que essa caminhada proporcionará, destacam-se:
·         processos de ensino e de aprendizagem ocorrendo a partir da pesquisa e da extensão;
·         planejamento das ações acadêmicas integradas na origem;
·         flexibilidade e dinamicidade nas alternativas de composição dos currículos de vida;
·         processos formativos integrados e interdisciplinares;
·         reconhecimento e validação dos itinerários pessoais e externos ao mundo escolar;
·         mobilidade acadêmica integrando as trajetórias formativas do aluno.

Todo o processo garante o envolvimento gradual da comunidade universitária  na construção do itinerário e da trajetória de formação universitária, o que impõe uma ampla, completa e profunda transformação da Universidade que hoje conhecemos. Por isso, é fundamental buscar conhecer a que nível de envolvimento e integração cada integrante das diversas comunidades que constituem a Universidade está disposto.

Você, aluno, professor, futuro aluno, por exemplo, está se integrando através da participação efetiva neste processo?

Está disposto a se envolver e a se comprometer com a construção desta caminhada?

Quero muito conhecer seu ponto de vista no espaço deste Blog. Participe e contribua com a construção estruturante de seu próprio futuro.

Um abraço e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário