Pesquisar este blog

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Fórum Parlamentar Catarinense: eficaz ou mais um encontro?

O Fórum Parlamentar Catarinense, realizado na última semana, no sul de Santa Catarina, como conceito, sem dúvida, foi uma iniciativa interessante e bem legal. Afinal, atraiu diversas lideranças interessadas nos assuntos regionais.

Entre as autoridades políticas que se manifestaram, ao meu gosto, destacam-se apenas três. A deputada Carmem Zanoto, que mostrou comprometimento e entendimento das questões segmentadas do grupo que assume representar, ou seja, da saúde, apelando pela defesa da aprovação da emenda parlamentar 29, que regula o setor.
 
O Senador Paulo Bauer, que assumiu compromissos com a pauta de interesse das universidades comunitárias, mostrando estar atento e alinhado com as prioridades do assunto para as instituições de ensino superior catarinense, o que é bom, para todos os catarinenses.
 
Ainda entre as autoridades, por integrar a mesa como anfitrião, o prefeito de Tubarão, Manoel Bertoncini, também mostrou-se eficaz e conectado, ao dedicar parte de sua manifestação para apelar pela priorização, na pauta parlamentar, das discussões e deliberação sobre a reforma fiscal, como premissa para encaminhamento de todos os outros problemas das políticas públicas.

Outros que se destacaram, sem contudo estarem entre as autoridades principais, foram o prefeito Beto Martins, de Imbituba, que mostrou pleno conhecimento da estruturação regional, ao apontar a relevância e estratégia de voltar as atenções para o epicentro de desenvolvimento regional, a partir das pendências para plena operação comercial do Porto de Imbituba. Destacou-se também o empresário Murilo Bortoluzzi que, ao apresentar o Projeto da via Serra Mar, parte da estratégia dos Encantos do Sul, mostrou profundo conhecimento e entendimento das questões regionais estruturantes prioritárias.

Mas, como nem tudo são flores, por outro lado, o Fórum perdeu, e perdeu muito, pela escolha de um cerimonial (se é que havia) e ritualística, ultrapassados, velho e tacanhos, que procurou, unicamente demonstrar poder e autoridade, pela prioridade da fala. Isso, matou e mata qualquer iniciativa com cunho de aproximação e participação popular efetiva. Pois põe o cidadão, que quer participar, em segundo plano, até na ordem de falar.

A pauta, invertida em relação à importância das reflexões e manifestações, como se fosse uma pirâmide de cabeça para baixo, priorizou as falas, na etapa inicial – que durou mais de duas horas - aos parlamentares federais presentes (8 deputados e 1 senador), o que transformou o encontro em um chato e cansativo monólogo, sem profundidade alguma,  com manifestações muito rasantes em relação a complexidade e importância dos temas para o desenvolvimento regional.
 
Mais chato mesmo, e feio para os parlamentares, foi que ao passarem a palavra aos representantes empresariais e comunitários, assim que estes começaram a falar, os deputados e o senador – exceto o Celso Maldaner e Carmem Zanoto – se dispersaram, começando conversar assuntos paralelos e se dedicando ao cafezinho – afinal já se iam quase duas horas e meia de Fórum, e ninguém é de ferro - o que atrapalhou aos presentes, que procuraram, respeitosamente, acompanhar o pensamento e o raciocínios dos que ainda falavam e falariam. Alias, ponderações muito relevantes e significativas foram manifestadas pelas lideranças e representantes empresariais e sociais da região. Pena, que a eles, os parlamentares não deram ouvidos.

No fundo mesmo, foram estas lideranças regionais, empresários e dirigentes de entidades locais, que salvaram as horas investidas na participação do Fórum Parlamentar Catarinense, mesmo tendo ficado para se manifestarem no final do evento, quando muitos já haviam desistido e voltado para suas casas. Ou seja, nem tudo foi ruim. Não foi total perda de tempo, talvez tenha sido um tempo mal empregado.

Frente a este cenário, o que você pensa do papel, da atuação e  da postura dos seu representantes políticos, na esfera municipal, estadual e federal? Eles têm cumprido com os compromissos que assumiram ao se candidatarem? Eles têm prestado contas e dado satisfação a você e a todos nós, sobre o desempenho e a performance deles em nossa representação? Gostaríamos, todos que visitam este Blog, de conhecer a opinião de cada um de nós.

3 comentários:

Rafael Matos disse...

Não podemos esquecer que lembraram da "Prosperidade"

http://www.rafaelmatos.com.br/2011/05/lembraram-da-prosperidade.html

mas acho também que já esqueceram

O Fórum é um reflexo do momento atual da política. Muito individualismo e pouco pensamento coletivo.

Ruy Geraldo dos Reis Costa disse...

Caros Amigos,

Eis aí uma boa oportunidade de nos atualizarmos semanalmente em relação as ações relevantes voltadas para o desenvolvimento social e econômico da nossa Região.

Parabéns Valter!

José Nei disse...

Amigo Professor

Grato pelo convite e parabéns pela iniciativa.
Participei do Forum Parlamentar Catarinense, realizado em Tubarão e, confesso, também considero equivocado o formato do evento.
Vou acompanha-lo semanalmente.
Abraços e felicidades.

José Nei

Postar um comentário