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terça-feira, 29 de outubro de 2013

Estratégias para o modal ferroviário

Os trechos de linhas para trens regionais no Brasil, potencialmente estratégicos, estão contido no Planos de Revitalização de Ferrovias do Governo Federal, através do Projeto Trens Regionais.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), avalia que trechos regionais podem proporcionar acelerador de indução ao desenvolvimento para as regiões onde eles estiverem instalados e por isso, está providenciando os estudos de viabilidade técnica, econômica, ambiental e jurídico para utilização de linhas de trens regionais para o transporte intermunicipal de passageiros.

A ideia, para a Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros Sobre Trilhos (ANPTrilhos), é que no estudo estejam indicadas as ações necessárias entre os diversos atores nas esferas de governo, iniciativa privada, instituições de financiamento e agências competentes.

Entre os 14 trechos pré-selecionados para a elaboração dos estudos de viabilidade, não consta o trecho que compreende a Ferrovia Litorânea, portanto, nem o corredor portuário catarinense, o que por si só, já deveria ser um sinal de alerta e mobilização à categoria política com representação nas esferas de poder municipal, regional, estadual e federal, no Congresso Nacional.


Estado
Trecho
Quilometragem
SE
São Cristóvão - Aracajú – Laranjeiras
40 km
PR
Londrina - Maringá
122 km
RS
Bento Gonçalves - Caxias do Sul
65 km
PE
Recife - Caruaru
139 km
RJ
Campos - Macaé
94 km
MG
Belo Horizonte - Ouro Preto / Cons. Lafaiete
149 km
SC
Itajaí - Blumenau - Rio do Sul
146 km
RS
Pelotas - Rio Grande
52 km
SP
Campinas - Araraquara
192 km
RJ
Santa Cruz - Mangaratiba
49 km
MG
Bocaiúva - Montes Claros - Janaúba
217 km
SP
São Paulo - Itapetininga
199 km
BA
Conceição da Feira - Salvador - Alagoinhas
238 km
MA/PI
Codó – Teresina - Altos
205 km
 














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