Pesquisar este blog

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Inovação e criatividade: maneiras simples de preparar-se para as tendências



Inovar não é complicado e não é difícil, nem está necessariamente relacionado à tecnologias complexas. A inovação “serve” à qualquer modelo organizacional: indústria, varejo, serviços, aos clubes, associações, à rotina na família ou grupo de amigos.

As organizações sociais precisam estar atentas e antecipar as tendências das “pessoas/consumidor” no futuro para garantirem sua perpetuação. O fato é que o Mundo e o mercado estão cada vez mais criteriosos e exigentes. Por isso, inovar torna-se dia-a-dia imperioso.

Dai a imensa necessidade de  que as organizações sejam criativas em seus processos e procedimentos, dispostas a reconstruir sua estratégia da marca e de negócio a todo instante.

É neste cenário que as redes sociais inserem-se nas vidas das pessoas e das organizações, forçando e sendo forçadas à inovação com criatividade. Desta tendência de relacionamento que interfere e influi fortemente nas estratégias de marketing, de comunicação, promoção e de comercialização, surgem as inovações de novas dinâmicas de relacionamento organizacional.

Um exemplo de inovação (neste caso tecnológico) que em breve o mundo todo estará usando é a realidade aumentada. “Imagine estar em uma determinada rua, olhar para um prédio e receber informações sobre o tipo de apartamento que existe disponível para venda ali. Na realidade aumentada, o consumidor pode realizar filtros e ter uma experiência única de geolocalização”.

Ao dialogarmos sobre este tema neste nosso blog, não estamos falando de futuro. Estamos falando de presente, e presente que já interfere em nossas vidas de forma constante e intensa, mas que pode ter uma relação de conflitos minimizadas uma vez que se assuma o ambiente e a postura propícios à inovação, da qual nenhum de nós podemos mais escapar.

O que lhe ocorre como experiências de vida sobre estes fatos relacionados à inovação e criatividade que acabamos de descrever para nosso diálogo?

Gostaria de conhecer suas observações. 

10 comentários:

Rafael Meyer disse...

Querido gurú, faço apenas uma reflexão sobre o título do seu post "Inovação e Criatividade" pensando filosoficamente, ele também ficaria interessante se fosse "Criatividade e Inovação" pois a criatividade é apenas um dos insumos para gerar a inovação... dentre tantos outros aspectos necessários para gerar inovação, tais como: Oportunidade, Visão, Necessidade, Atitude, Habilidade. Mas a sua exposição sobre a urgencia necessária em inovar é real e contundente. Forte abraço.

Unknown disse...

Coisas boas acontecem quando o pensamento inovador começa, ele poderá ajudar a criar novos produtos, melhoria nos processos, novas tecnologias tornando a empresa mais competitiva.
O ambiente competitivo atual tem sido regido pela transformação tecnológica, globalização, competição acirrada e extrema ênfase na relação custo-benefício, qualidade e satisfação do cliente, exigindo um foco muito maior na criatividade e na inovação como competência estratégica das organizações. Competência estratégica essa que se não for rapidamente priorizada e incrementada, a organização tenderá a ficar obsoleta tal é a rapidez das mudanças e da implementação de novos serviços e produtos.
As pessoas, hoje, têm acesso a muita informação, seja por meio da televisão, dos jornais, de revistas, da Internet, dos telefones ou da mídia. Porém, a forma de se utilizar e combinar tudo o que se tem disponível diferentemente do concorrente é que pode significar lucros para a empresa.
Se a pessoa quer ser criativa, deve fazer coisas diferentes todos os dias! Mudar o seu ambiente de trabalho, mudar alguma coisa no seu lar, ver novos filmes, ir a novos lugares, falar com novas pessoas, ler livros variados. Na medida em que a mente fica exposta a novidades, há estímulo, a observação fica mais aguçada e é mais fácil fazer novas conexões entre as idéias.
Por outro lado, quando a pessoa tem paixão pelo trabalho que realiza, a criatividade manifesta-se mais espontaneamente, já que a tarefa é sentida prioritariamente como prazerosa, acima do dever, da obrigação.
A criatividade por si só não basta. É preciso implementá-la. Transformá-la em uma inovação concreta através de novos produtos, serviços, formas de gestão etc., senão ela não passa de uma elucubração mental e não se transforma em ação.

http://www.mariainesfelippe.com.br/artigos/artigos.asp?registro=15

http://criatividadeaplicada.com/2007/01/24/criatividade-e-inovao/




Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Hoje em dia as empresas precisam estar preparadas para essa nova tendência, pois cada vez mais os concorrentes investem em tecnologias, novos programas, que auxiliam a desenvolver novas ideias e melhorar algum produto ou serviço.
Para as empresas hoje em dia acredito que devam investir em uma boa gestão, em um ambiente de trabalho agradável, e uma remuneração adequada aos seus funcionários, pois querendo ou não é isso que estimula as pessoas a serem criativas, desenvolverem novas ideias.
A Criatividade e a Inovação são, atualmente, os elementos básicos da cultura organizacional que mais ganharam relevância na nossa era (Era da Informação). Permitiram às empresas e países não só uma nova dimensão de desempenho, mas também “enxergar o presente pelo olhar do futuro”.
Sabemos que o êxito de uma empresa depende da força de sua cultura e da clareza de seus objetivos, os quais quando empregados de forma combinada, convertem-se em forças poderosas de renovação em todos os níveis da empresa. Isso concorre para maximizar os lucros e aumentar a produtividade; assegura a sua sustentabilidade, a sua competitividade e a satisfação de todos que integram a organização; estabelece “consciência inovadora”, cuja principal tática é identificar as necessidades e os problemas do mercado (principalmente em tempos de crise) e transformá-los em produtos/serviços, que efetivamente representem soluções para o consumidor, principalmente os consumidores mais exigentes.
Para finalizar, a criatividade por si só não basta. É preciso implementá-la. Transformá-la em uma inovação concreta através de novos produtos, serviços, formas de gestão etc., senão ela não passa de uma elucubração mental e não se transforma em ação.






http://www.portaleducacao.com.br/gestao-e-lideranca/artigos/3395/criatividade-e-inovacao-o-verdadeiro-diferencial-das-empresas

http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/criatividade-e-inovacao-nas-empresas/29002/

Tiago da Silva Cascaes disse...

A inovação e a criatividade traduzem-se na exploração bem sucedida de novas ideias, essenciais para sustentar a competitividade e a geração de riquezas. Uma empresa que almeja manter-se à frente dos seus concorrentes, precisa de sistemas ou meios inovadores e criativos.
Segundo Verissimo (2009) inovação aparece, quase sempre, ligado ao processo de transformar idéias em algo útil e que tenha valor econômico. Neste sentido, existe uma distinção entre invenção e inovação, pois a invenção seria a criação de novas idéias ou conceitos, enquanto que a inovação envolveria a transformação ou aplicação deste conceito em algo que possa ter valor comercial ou que possa ser utilizado por ampla gama de pessoas.
De acordo com Valentim (2008) a criatividade humana esta relacionada com a necessidade de transcender os limites pré-estabelecidos. A criatividade é um processo individual ou coletivo, que gera ideias e perspectivas originais para uma determinada questão. Nesse sentido, acredita-se que a criatividade é pensar em algo original e a inovação é a execução, ou seja, a inovação é a implantação da idéia criativa.
Para criar e manter uma inovação bem sucedida é necessário ter um bom gerenciamento, ter finanças apropriadas e acima de tudo um clima organizacional estimulante, possibilitando a criação e/ou inovação.
É importante destacar que, para o mercado, não necessariamente inovar é lançar algo novo. Possivelmente, inovar internamente também irá gerar resultados exponenciais. Afinal quando melhora algum processo, reduz custos e agrega qualidade ao produto e/ou serviço.
Atualmente a criatividade e a inovação estão interligadas para atender a demanda do mercado. Hoje uma ferramenta muito interessante em que as empresas estão utilizando para a sua divulgação, especialmente a divulgação da marca, é o facebook corporativo. Esta ferramenta é fantástica desde que a empresa que pretende utilizar esteja bem estruturada, pois ao entrar no mundo globalizado da internet a organização pode correr riscos de receber criticas, quando o planejamento estratégico não esta estruturado.
Concluímos que para estarem de acordo com as tendências do mercado e as exigências do mesmo, as empresas necessitam de uma equipe inovadora e criativa, para levantar sua marca e se tornarem competitivas no mercado.



VALENTIM; M. L. P. Criatividade e Inovação na Atuação Profissional. CRB-8 Digital, São Paulo: 2008. Disponível em: . Acesso 25 nov. 2013.
.
VERISSIMO, G. Inovação: um turbulento e prazeroso desafio. In. GIGLIO, Z.: WECHSLER, S. M.; BRAGOTTO, D. (Org.). Da Criatividade à Inovação. São Paulo: Editora Papirus, p. 156-166, 2009.

Unknown disse...

“Em termos simples, a criatividade é a capacidade que o indivíduo tem de criar algo. Porém envolve também à engenhosidade e a inovação.” Atualmente fala-se de criatividade em todos os âmbitos da vida pessoal e profissional. Com a enxurrada de marcas, produtos, tecnologias e informações, o ser humano lida com inovação diariamente.
Inovar para uma empresa não precisa ser necessariamente criar um produto final inovador. Um ambiente de trabalho agradável e motivador, criativo, e que permita aos colaboradores sonhar e viver o dia-a-dia alegre e estimulado, trata-se da melhor das inovações. E os resultados para empresa? Esta crescerá exponencialmente.
Criatividade não pode mais ser vista como simplesmente criar um produto novo, o empresário precisa ser criativo na hora de reduzir custos, na hora resolver um problema com fornecedor, enfim, a criatividade está presente em todos os momentos.
A criatividade não necessariamente nasce com a pessoa, ser apaixonado pelo que faz, pode ser uma boa fonte de criatividade e inovação, uma vez que a pessoa não sente que tem um dever, mais sim o prazer de fazer o que gosta. Isso a faz ter idéias e atitudes novas constantemente. Outra forma de desenvolver a criatividade também são as oportunidades, muitas vezes a necessidade, e a atitude.
Em nosso dia-a-dia, como mencionado acima, a criatividade acaba sendo constante, na resolução de problemas, e desenvolvimento de novas oportunidades. Uma verdade incontestável é que boa parte da inovação nasce de uma necessidade. Quem vivencia o momento dessa necessidade na pele normalmente imagina as mudanças necessárias para sair dessa situação.
Por fim, no ambiente empresarial, para estarem de acordo com as tendências e exigências do mercado, as empresas precisam incentivar e criar um ambiente propício e acolhedor, para estimular a criatividade e a inovação de seus colaboradores.

Disponível em: . Acesso em 29/11/2013
Disponível em: < http://www.administradores.com.br/noticias/administracao-e-negocios/seu-organograma-ajuda-ou-atrapalha-a-inovacao/78493/>. Acesso em 29/11/2013

Fabricio Antunes disse...

ARTIGO
Criatividade e inovação - O verdadeiro diferencial das empresas

O ambiente competitivo atual tem sido regido pela transformação tecnológica e globalização. Essa competição tem relação direta no custo-benefício, qualidade e satisfação do cliente, exigindo um foco muito maior na criatividade e na inovação como competência estratégica das organizações. As pessoas, como assimiladoras e criadoras do conhecimento que as organizações precisam para serem competitivas.

As pessoas, hoje, têm acesso a muita informação, seja por meio da televisão, dos jornais, de revistas, da Internet, dos telefones ou da mídia. Porém, a forma de se utilizar e combinar tudo o que se tem disponível diferentemente do concorrente é que pode significar lucros para a empresa.

Dessa forma inicia-se um processo de revitalização dos seres humanos e de sua capacidade criativa, conhecedora e de aprendizagem constante diferenciando-o através dos seus talentos. A organização também precisa participar e estimular a inovação e a criatividade incentivando, motivando e proporcionar um ambiente adequado, livre de pressão e sobrecarregado.

Fabricio Antunes – 01/12/2013

Mariana da Silva do Amaral disse...

Nos dias de hoje, no século que estamos, empresa que não é criativa que não mostra uma inovação seja no produto ou serviço, a chance de ir pra frente, continuar tendo lugar no mercado vai diminuindo a cada dia.
Inovação e criatividade são essenciais para o continuo desenvolvimento e competitividade de uma nação.

Coisas boas acontecem quando o pensamento inovador começa, ele poderá ajudar na criar novos produtos, melhoria nos processos, novas tecnologias tornando a empresa mais competitiva .

O investimento em criação, novas tecnologias favorece não somente a pesquisas de idéias, através da internet, mas também contribui para que a empresa torne-se mais produtiva. Mesmo diante de situações de crises, onde nem sempre disponibilizamos de dinheiro para investir, temos que buscar várias idéias mesmo com recursos limitados, sempre pensando: de que maneira poderei melhorar esta atividade? De que forma poderei contribuir com maior impacto na rentabilidade , qualidade dos produtos, segurança do trabalhador, satisfação do cliente, obviamente sem ferir a ética? Como poderei contribuir para uma sociedade melhor? Como poderei aumentar a minha renda?

Nem sempre utilizamos todo o nosso potencial, embora percebemos que há muitas idéias criativas implementadas e apresentando resultados de uma forma geral. Estimular e investir no pensamento criativo e inovador, é retorno garantido.

O processo criativo exige mente aberta, receptiva ao novo, equilíbrio entre as emoções, pois nem sempre negócio combina com emoção, seguida da lógica.

Quando falamos em criatividade e inovação com foco em resultado, o pensamento lógico não poderá vir à frente, temos que inicialmente deixar a mente livre para buscar idéias, intuir, usarmos do pensamento divergente, expandir e depois colocar a lógica em ação, através do pensamento convergente, buscando resultados qualitativos e quantitativos.

Percebo a criatividade como algo que é novo, útil, tanto para o criador, quanto para a sociedade, tratando-se de um processo que possui começo meio e fim. Há o processo de criação, com a mente aberta, que necessita da imaginação, mas temos que colocar em prática o que imaginamos passando pelo crivo da lógica entre outros o mercado consumidor.

Para terminar fica a dica: A empresa que quer estar hoje no mercado, na frente de seus concorrentes, aposte em coisas novas e ideia que pode surgir de um simples colaborador como de um sócio.

http://www.mariainesfelippe.com.br/artigos/artigos.asp?registro=15

Unknown disse...

Temos que pensar em Criatividade como estratégia para viver melhor, para uma qualidade de vida que diria razoável, além de identificar potenciais, descobertas internas que foram abafadas pelos processos familiares educacionais e empresariais, assim pelo tempo.
Outro aspecto está relacionado com a garantia da nossa empregabilidade, entendendo como fonte de renda, como funcionário, profissional autônomo ou empresário.
Vivemos num mundo de mudanças, aprimoramento, riscos e oportunidades. Melhoria nos nossos relacionamentos interpessoais, através do reconhecimento e aproveitamento da diversidade, respeitando as mais diversas formas de pensamento e das diferenças individuais.
Thompson define desta forma: Criatividade é a capacidade de olhar os mesmos fatos que todos, mas visualizando algo distinto neles.
Para desenvolver o pensamento criativo, primeiro é preciso aprender a desaprender, ou seja, liberar-se dos antigos hábitos para poder rever, questionar, descobrir, em seguida utilizar integralmente o cérebro, tanto o lado direito, da imaginação, intuição, criação, sentimento, quanto o lado direito, da lógica, razão, sistematização, planejamento.

Aluno: Denis Pereira da Silva.
Administração TB Noturno.

Jessica da Silva Oenning disse...

Nos dias de hoje o grande diferencial de muitas empresas é a inovação e a criatividade. Qualquer ato por mais simples que seja, mas que seja diferenciado, já pode ser caracterizado como criatividade. A criatividade e a inovação são idéias bem sucedidas que geram competitividade e geração de lucros nas em presas. A criatividade e inovação são fatores universais, todos nós podemos criar e inovar, só que alguns tem a maior facilidade de expôs isso a sociedade.
A Criatividade e a Inovação são, atualmente, os elementos básicos da cultura organizacional, tem um papel decisivo dentro das organizações, pois estamos em uma era marcada por rápidas mudanças, riscos e incertezas e a capacidade de tomar decisões sem apoio de padrões ou normas estabelecidas é crescente, muitas vezes nos deparamos com problemas que devem ser resolvidas de forma rápida e diferente das soluções padrões e ter uma pessoa que tenha um pensamento criativo e inovador dentro da organização nesses momentos pode fazer toda a diferença.

Postar um comentário