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segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Empresas que inovam


Inovar e diferenciar produtos são caminhos para ganhar destaque no cenário mundial. A afirmação é de Mario Salerno, coordenador-geral do Observatório de Inovação e Competitividade. Baseado em dados do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e de diversos outros institutos no período de 1996 a 2002, abrangendo 72 mil empresas e 5,6 milhões de trabalhadores.
O estudo aponta que as empresas que inovam e diferenciam produtos, apesar de representarem 1,7% do total, respondem por 25,9% do faturamento das empresas. Os salários nestas empresas também são mais altos do que naquelas em que não há diferenciação de produtos. "Inovação gera efeitos positivos sobre exportações, produtividade, crescimento, e salários".
Em relação aos investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), Salerno mostrou que o esforço inovativo é muito maior nas empresas nacionais que gastam 80,8% mais em P&D interno como proporção do faturamento, que as unidades estrangeiras. No caso das transnacionais instaladas no País, em geral o esforço tecnológico está concentrado nas matrizes destas companhias.
O processo da inovação não é linear e não segue necessariamente um fluxo de geração de ideias para o desenvolvimento do produto e, então, seu lançamento. Tal processo é mais próximo de uma rede do que de uma cadeia, e que as ideias e seu desenvolvimento são influenciados pelas necessidades da empresa, pelo mercado e pelo dispêndio total da produção. Muitas vezes, o desenvolvimento de um novo produto pode esperar pelas vendas, para que a escala seja viabilizada.
A proteção da inovação, é outra variável importante em relação a estes investimentos, pois dependem de alguns fatores que vão influenciar de acordo com a capacidade da empresa em fazer valer seu direito de propriedade intelectual, e dos recurso que a proteção irá gerar.

3 comentários:

Rafael Meyer disse...

Excelente post professor, diria até, inspirador!

Gustavo Miranda de Oliveira disse...

Quando se fala em inovação, fala-se em "brainstorming" essa tempestades de idéias que nos acerca no mundo em que vivemos nos dias de hoje. Empresas não somente no Brasil mas no mundo estão a todo instante em processos e processos de inovação, criação e a tendência é continuar não parando por ai, esse fenômeno gerando empregos,obtendo lucros viabilizando o mercado.

Leatrice disse...

As organizações hoje procuram pelo diferencial competitivo, fato este gerado pela exigência de seus consumidores. O ambiente competitivo atual tem sido regido pela transformação tecnológica, globalização, competição acirrada e extrema ênfase na relação custo-benefício, qualidade e satisfação do cliente, exigindo um foco muito maior na criatividade e na inovação como competência estratégica das organizações. Hoje em dia as pessoas, hoje, têm acesso a muita informação, seja por meio da televisão, dos jornais, de revistas, da Internet, dos telefones ou da mídia. Porém, a forma de se utilizar e combinar tudo o que se tem disponível diferentemente do concorrente é que pode significar lucros para a empresa.
De acordo com Maria Inês O processo criativo exige mente aberta, receptiva ao novo, equilíbrio entre as emoções, pois nem sempre negócio combina com emoção, seguida da lógica. Quando falamos em criatividade e inovação com foco em resultado, o pensamento lógico não poderá vir à frente, temos que inicialmente deixar a mente livre para buscar idéias, intuir, usarmos do pensamento divergente, expandir e depois colocar a lógica em ação, através do pensamento convergente, buscando resultados qualitativos e quantitativos.
Com base nestas colocações para a empresa hoje se destacar no mercado de trabalho ela necessita de inovação e criatividade, caso contrário ela não permanece no mercado por muito tempo. Fato este que muitas empresas "fecham" e não sabem o motivo exato que levaram a este conceito. A empresa deve estar sempre atenta ao seus concorrentes, pois o cliente procura exatamente o que vai trazer benefícios futuros, contendo menor custo e que traga a sua satisfação.

Fonte: http://www.mariainesfelippe.com.br/artigos/artigos.asp?registro=15

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