Pesquisar este blog

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Lixo que não é lixo, pode ser ouro

Esgoto é sempre um problema. Não, não é mais. Atualmente, graças as novas tecnologias e conhecimentos adquiridos sobre as possibilidades de tratamento das aguas servidas, torna possível aproveitar, após tratado, toda demanda de esgoto  das cidades tecnologicamente preparadas.

O link da matéria produzida e veiculada pela Globo News, no Programa Cidades e Soluções, mostra alternativas para o tratamento de esgotos que os torna reaproveitável. A matéria, mostra mais, o esgoto tratado gera novas rendas.

Uma ótima oportunidades às municipalidades, que vem enfrentando problemas de recursos. Pode estar ai uma ótima oportunidade, além de contribuir significativamente para melhoria ambiental do planeta.



Após esta leitura e ter assistido o vídeo, nos conte, o que você acha disso tudo?

4 comentários:

Rafael Meyer disse...

Muito interessante e necessário esse tipo de post professor, parabéns.

Celso Albuquerque disse...

Cada vez mais percebe-se que não existe mais lixo, e sim falta de vontade em transformá-lo em matéria utilizável novamente. Pegando o "gancho" no post do prof. Valter, lembrei da recente empresa de reciclagem e compostagem formada por ex-alunos do curso de agronomia aqui em Tubarão. Eles perceberam que esse material estava sendo descartado no ambiente e visualizaram uma ótima oportunidade de negócio. Hoje eles transformam o "lixo" em adubo e vendem para empresas, prefeituras.... O negócio está indo tão bem, que a empresa já está atuando em vários municípios aqui do sul do Estado. Abração e valeu pelo ótimo tema!

Anônimo disse...

Legal Valter.
É o verdadeiro desenvolvimento sustentável em ação! Parabens, belissima matéria.

Sugiro que assitam esta tambem!!! É fantástica.

Pelo inusitado da notícia - que não foi divulgada por nenhum grande meio de comunicação, dada a importância da mesma no contexto atual , repasso a vocês. Assitam o filme, vale a pena.
Sendo o plástico, derivado de petróleo, agora podemos inverter! Uma máquina para processar plástico, podendo ser separado em gasolina, óleo diesel ou querosene.
As sacolinhas plásticas de supermercado vão valer ouro...
Plástico regressa ao petróleo de onde veio.
Tenho certeza que todos irão achar isto fascinante!!!
Trata-se de um engenho e perseverança japonesa.
Ainda bem que há sempre alguém que consegue inventar algo que ajuda a reparar o que estragamos...
O som é todo em japonês. Basta assistir lendo as legendas em inglês. Mesmo para quem não entende japonês ou inglês, vale a pena assistir.
Que grande descoberta!

http://www.flixxy.com/convert-plastic-to-oil.htm

Um abraço.

Cidinei Galvani

pesquisador jose disse...

eu soyu o pesquisador jose de pontes basta entrar no google dedetizador zeca preto
cenho respeitosamente em carater de urgencia pedir a todos promotores de sc sua excelencia nao era para eu vir aqui fazer estas denuncias mais sim os nobres vereadores e depultados estaduais mais nao vendo por partes de nenhum destes eu venho em nome de todos menos favorecidos deste estado de sc, enviei a celesc o pedido mais ate agora nao houve resposta pela mesma,basta entrar no google mortes por insendios residencias, sao bastante, isto evitaria gastos publicos com a saude e funeral,pessoas sao mortas de uma forma brutas por nao darem atençao a um fato tao importante e facil de resolver, progeto zp qual eu criei que a celesc de o padrao e poste para quem nao tem condiçoes de comprarem, e desconte em suaves prestaçoes nas contas de luz, isto evitaria muitos obitos, e desgraças qual vem ocorrendo neste estados , nao culpo as pessoas com salarios minimos nao da para as pessoas comprarem poste e fazer as instalasoe porque sai em media 800 reais , desta forma vai evitar danos a vida, danos ambientais, uma casa pegando fogo sao grandes os danos ambientais e risco aos seres humanos e aos anuimais domesticos,isto ja vem ocorrendo muitos anos e ate agora nada , nao podemos mais ver mortes provocadas por este tipo de abandono por partes de nossos politicos,aguardo que providencias cabiveis sejam tomadas a respeito,em nomes de todos aqueles que necessitam desta grande ajuda deicho aqui meu imail pesquisador.jose.de.pontes@hotmail.com

Postar um comentário