Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Aprendendo com a novela das oito

Ontem vivenciei um momento bem bacana. Aliás, dois, mas um foi bem pessoal!

Na novela das oito horas, Amor à Vida, em uma das cenas a jovem Linda, uma altista, aprendendo a cozinhar, amedronta-se com o barulho do liquidificador e, calmamente, seu amigo apaixonado a ensina a dominar o medo e controlar o liquidificador. Ele mostra a ela que é ela que comanda o aparelho, e não ao contrário.

De desesperada, gradualmente ela vai ambientando-se, aproximando-se, vai adquirindo competência para controlar o aparelho e na medida em que vai ganhando confiança, aprimora as habilidades para impor-se sobre o barulhento aparelho que até então lhe assombrava.

Esta cena, embora extraída de um folhetim de novela, é uma aula de competências que vão sendo aprendidas e habilidades que vão sendo dominadas. A cena, para um analista, demonstra o processo de aprendizagem e como o conhecimento de competências específicas permite a gestão de habilidades múltiplas.

Neste contexto, podemos relembrar Paulo Freire, pelo menos eu lembro, afirmando que: “O conhecimento deve-se constituir numa ferramenta essencial para intervir no mundo. Conhecer é descobrir e construir e não copiar, como na pedagogia dos conteúdos. A educação não pode ser orientada pelo paradigma de uma empresa, que dá ênfase apenas à eficiência. Este paradigma ignora o ser humano. Segundo os construtivistas, aprende-se quando se quer aprender e só se aprende o que é significativo”.

Pense nisso, para agir com pertinência. Aprendendo com a novela das oito!

Continue lendo...